Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CURIOSIDADE

Saiba de onde veio o "na na na" da abertura do Mundial de Clubes

A música foi originalmente lançada em 1996, foi hit na torcida da Irlanda durante a Eurocopa de 2016 e apareceu até na abertura das últimas Olimpíadas

Por Marina Branco

19/06/2025 - 16:17 h
Mundial de Clubes da Fifa
Mundial de Clubes da Fifa -

Já fazem cinco dias que a mesma música não sai da mente de todo torcedor ao redor do mundo inteiro - o carismático "na na na na" da abertura da Copa do Mundo de Clubes. A melodia que gruda na cabeça foi muito bem recebida pelos espectadores, mas o que muitos não sabem é que ela não foi criada para o Mundial.

Originalmente, os "nanas" que tanto têm sido ouvidos eram escutados em 1996, quando a música foi originalmente lançada. Na época, "Freed From Desire", de Gala Rizzatto, explodiu na Europa, e agradou bastante o público. O single está no álbum Come Into My Life, lançado em 1997, e ficou por lá durante algum tempo.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

A música começou a se tornar futebolística alguns anos depois, entrando para a lista de canções adaptadas por torcidas europeias para pirraçar adversários ou valorizar o próprio time. No caso, o "freed from desire, mind and senses purified" se tornou um "freed from desire, your defense is terrified", traduzido para "livre de desejos, sua defesa está com medo".

O uso foi crescendo, e em 2016, a música pegou de vez. Na Eurocopa daquela temporada, a torcida da Irlanda adaptou a mesma frase para "freed from desire, Wills Grigg's on Fire", afirmando que o atacante do time estaria "pegando fogo". Nas arquibancadas, todos os irlandeses cantavam a música, a um ponto que até mesmo times adversários passaram a cantarolar junto.

No ano passado, nos Jogos Olímpicos de Paris, a música tocou na abertura, como símbolo que ultrapassou eras no futebol e seguiu se adaptando para continuar tocando. Agora em 2025, a Fifa lembrou do sucesso que o "nananana" fez nas arquibancadas, e decidiu dar à canção a identidade de não somente um país, mas sim uma competição.

Assim, "Freed From Desire" se tornou o tema da Copa do Mundo de Clubes, e já promete subir nas paradas ao redor do mundo inteiro.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Eurocopa Mundial de clubes música

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Mundial de Clubes da Fifa
Play

VÍDEO: torcedores do Santos invadem CT e protestam pós goleada sofrida

Mundial de Clubes da Fifa
Play

Carille se irrita com jornalista após ser confundido com Carpini

Mundial de Clubes da Fifa
Play

Assista lances de Kauê Furquim, a joia que o Bahia 'roubou' do Corinthians

Mundial de Clubes da Fifa
Play

Vídeo: tiros interrompem jogo do Mundial Sub-20 de Polo Aquático em Salvador

x