VICE TAMBÉM VAI
CBF muda regras para acesso a Libertadores e tira vaga da Série A; entenda mudança
Uma vaga foi removida do Brasileirão pela CBF para aumentar o peso da Copa do Brasil

Por Marina Branco

Em meio a diversas mudanças, a Confederação Brasileira de Futebol vem tentando aumentar o peso de alguns campeonatos - um deles, a Copa do Brasil. Com isso, a entidade fará com que o torneio dê uma vaga direta a mais para a Libertadores.
A partir da temporada de 2026, campeão e vice-campeão do torneio terão vagas asseguradas na Copa Libertadores da América, recebendo uma vaga que será retirada do Brasileirão.
Até então, apenas o vencedor da competição nacional obtinha classificação direta para o principal torneio sul-americano. Agora, a CBF analisa se o vice entrará de forma direta na fase de grupos ou se iniciará sua campanha pela pré-Libertadores, e como proceder caso campeão e vice da Copa do Brasil estejam já classificados à Libertadores via Brasileirão.
Leia Também:
Redução no Brasileirão
A criação de uma segunda vaga via Copa do Brasil vinha sendo discutida internamente há meses. Para manter o equilíbrio do sistema de classificação, a CBF decidiu retirar uma das vagas destinadas ao Campeonato Brasileiro, migrando a vaga para o vice-campeão da Copa do Brasil.
Em 2026, a Copa do Brasil também será a competição com maior reformulação no calendário. Em outubro, a CBF confirmou que as cinco primeiras fases serão disputadas em jogo único e que clubes da Série A passam a entrar apenas na quinta fase.
Já as oitavas, quartas e semifinais permanecem em jogos de ida e volta. A final será disputada em jogo único, no dia 6 de dezembro, encerrando oficialmente a temporada.
Além disso, o número de participantes será ampliado, incluindo 126 clubes em 2026 e 128 clubes a partir de 2027. O torneio também ganhará um calendário mais robusto, semelhante ao modelo inglês da FA Cup, com 14 datas e 155 partidas por edição até 2029.
Semifinais em andamento
Na atual edição, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco disputam as vagas na final marcada para os dias 17 e 21 de dezembro.
O Corinthians largou na frente ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0 em Belo Horizonte nesta quarta-feira, 10. A outra semifinal, entre Fluminense e Vasco, acontece nesta quinta-feira, 11, no Maracanã.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



