BRASILEIRÃO
Vitória perde para o Grêmio e segue com jejum fora de casa
Partida aconteceu durante a manhã deste domingo, 28, em Porto Alegre

Por João Grassi

Em partida que marcou a estreia do técnico Jair Ventura, nesta manhã de domingo, 28, o Vitória se complicou na luta contra o rebaixamento. Jogando em Porto Alegre, o Leão da Barra até teve uma atuação competitiva, mas perdeu para o Grêmio pelo placar de 3 a 1 e segue sem vencer fora de casa no Brasileirão.
O duelo válido pela 25ª rodada aconteceu na Arena do Grêmio, e foi o time da casa que saiu na frente. André Henrique marcou aos 47 minutos do primeiro tempo, enquanto Aitor Cantalapiedra fez seu primeiro gol pelo Vitória e empatou na segunda etapa, aos 4 minutos. O Grêmio, no entanto, voltou a balançar as redes com Amuzu e Aravena, aos 22 e 44 minutos.
Apesar da evolução dentro de campo, o resultado negativo deixa o Vitória afundado no Z-4, com uma diferença de quatro pontos para o Santos, atual 16º colocado. Com 22 pontos em 25 compromissos, já é certo que o Leão da Barra seguirá entre os quatro piores da Série A mesmo que vença na próxima rodada.
O próximo compromisso do Leão, inclusive, dessa vez será no Barradão. O adversário será o Ceará, na próxima quinta-feira, 2 de outubro, às 19h.
Leia Também:
PRIMEIRO TEMPO
Apesar de bem postado na defesa, o Vitória não se limitou ao próprio campo e teve a primeira chance. Aitor Cantalapiedra finalizou aos 6 minutos após lançamento de Cáceres, mas Grando defendeu.
O Grêmio tentou muitos ataques pela direita, com tabelas pela ponta e cruzamentos. No entanto, as jogadas não estavam virando finalizações, com a defesa rubro-negra trabalhando bem para limpar a área.
Aos 14 minutos, a melhor chance do Leão na primeira etapa. Renato Kayzer recebeu na área e mandou ótimo passe para Aitor, de frente para o gol. O espanhol acabou chutando com muita força e mandou por cima.
O Grêmio, que só conseguiu finalizar a partir dos 34 minutos de jogo, acabou saindo na frente em um vacilo do Vitória. Após um desvio pra trás de Zé Marcos na cobrança de lateral, Edenilson cabeceou e Lucas Arcanjo precisou fazer um milagre. Contudo, o rebote ficou nos pés de André Henrique, que bateu para o gol escancarado.

SEGUNDO TEMPO
Logo aos 4 minutos do segundo tempo, o Vitória chegou ao empate. Após lançamento de Ronald na área buscando Erick, foi a vez da defesa gremista cortar mal. O rebote ficou para Aitor, de novo na cara do gol, que dessa vez não desperdiçou e fez seu primeiro tento com a camisa rubro-negra.
A segunda boa chance do tempo complementar também foi rubro-negra. Erick tentou enfiada de bola para Aitor Cantalapiedra na área, que por pouco não alcançou. O espanhol ficaria novamente em ótima condição de finalizar.
A vantagem do Vitória, no entanto, não durou muito. Aos 22 minutos. Aitor Cantalapiedra perdeu a bola no meio de campo e Cristaldo ligou um ataque rápido no lado esquerdo. Amuzu dominou com categoria e apenas tocou na saída de Lucas Arcanjo. 2 a 1.
Depois do gol, Jair Ventura abriu mão do esquema de três zagueiros e acionou Matheuzinho do banco de reservas para o lugar de Camutanga. O Leão da Barra, no entanto, não teve mais nenhuma finalização perigosa e viu Aravena, aos 44 minutos, fazer o terceiro gol e matar o jogo.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 3 x 1 Vitória
Campeonato Brasileiro - 25ª rodada
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 28/9/2025
Horário: 11h
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Joverton Wesley de Souza Lima (RO)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Transmissão: Premiere
Cartões amarelos: Baralhas, Camutanga, Erick e Ronald (Vitória) / Marlon (Grêmio)
Gols: André Henrique (47' 1T), Amuzu (22' 2T) e Aravena (44' 2T) / Aitor Cantalapiedra (4' 2T)
Grêmio: Gabriel Grando; Marcos Rocha (Dodi), Gustavo Martins, Kannemann e Marlon; Noriega e Arthur; Edenílson (Amuzu), Willian (Alysson) e Pavón (Cristaldo); André Henrique (Aravena). Técnico: Mano Menezes.
Vitória: Lucas Arcanjo; Lucas Halter, Camutanga (Matheuzinho) e Zé Marcos; Raúl Cáceres, Ronald, Baralhas (Romarinho) e Ramon; Aitor Cantalapiedra, Erick (Osvaldo) e Renato Kayzer (Renzo López). Técnico: Jair Ventura.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes