FENAGRO
José Luis Tejón destaca importância da Fenagro no agronegócio nacional
Colunista do Grupo A TARDE foi entrevistado durante a transmissão do evento no A TARDE Play
Por Redação
A maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, a Fenagro 2024, segue a todo vapor desde sexta-feira, 29, no Parque de Exposições de Salvador. Durante a transmissão do evento no A TARDE Play, o colunista do Grupo A TARDE, José Luis Tejón, que acompanha de perto o desenvolvimento do campo do agro, destacou a importância da Feira e da Bahia para o setor.
Em entrevista aos jornalistas Eduardo Dias e Rodrigo Tardio, nesta segunda-feira, 2, Tejón afirmou que a Bahia conquistou sua relevância no cenário atual do agronegócio e no fortalecimento da economia nacional.
Leia mais:
>> O Nordeste brasileiro dá o maior show agro: Fenagro
>> Abertura da Fenagro reuniu autoridades no Parque de Exposições
>> Fenagro tem serviços gratuitos oferecidos pelo governo da Bahia
"É muito importante a ação do Grupo A TARDE trazer esse movimento para Salvador. A Bahia tem mudado o agrobrasileiro para melhor, as ações realizadas no estado tem sido sensacionais na evolução científica e tecnológica, na produtividade, na qualidade e na saúde dos alimentos, além do maravilhoso trabalho do próprio algodão. Hoje, o Brasil domina o mundo, é o maior exportador de algodão do planeta e a Bahia tem uma importância gigantesca nesse movimento”, comentou.
Para Tejón, a necessidade atual do setor é investir na ‘originalização’, onde o produtor deve explicar a origem do material e todo o seu processo até chegar ao mercado.
“Sabemos fazer mas precisa, daqui pra frente, fazer saber, ou seja, dar conhecimento à toda a população, à toda uma sociedade. Isso porque cada vez mais o cidadão, o consumidor final, vai querer saber de onde veio a origem daquela manteiga, daquele chocolate, daquela carne, ou seja, a originalização passa ser importante. As marcas que chegam ao consumidor final precisarão dizer bem claramente com métricas, qr codes, sistema de rastreabilidade, de onde veio o produto”, explica o colunista.
Tejón enfatizou também que, quanto mais o setor da agroindústria investir na origem dos produtos para os consumidores, mais haverão oportunidades para o crescimento da agricultura familiar.
"O setor da agroindústria consome hoje praticamente 60% de tudo que produtores rurais produzem no país. Então, as marcas do setor industrial de alimento, de bebida, de fibras, vão cada vez mais mostrar a originização. Por outro lado, vai ter uma grande oportunidade para agricultura familiar, que é de pequenos e nichos. Uma entidade que represente agricultores familiares idealmente, uma cooperativa, terá cada vez mais oportunidades no acesso às áreas de suprimentos dos restaurantes brasileiros e mundiais. Isso é algo que vai caminhar junto", completou.
José Luis Tejón Megido é professor, além de conferencista internacional e Top of Mind de RH, com autoridade nas áreas de marketing em agronegócio, gestão de vendas, liderança, motivação e superação humana. No Grupo A TARDE, ele colabora com a coluna A TARDE Agro, veiculada tanto no impresso, quanto no portal, e também é comentarista na rádio A TARDE FM, às segundas-feiras.
Considerada a maior feira do setor do Norte e Nordeste, a Fenagro é uma realização do Grupo A TARDE. A programação prevê, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, a exibição de animais e produtos agropecuários, leilões e shows, além do espaço infantil Fenagrinho. A expectativa da organização é receber mais de 100 mil visitantes.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes