FENAGRO
“Queremos formar estudantes para o mundo do trabalho”, diz secretária da Educação
Estudantes da rede estadual estão expondo produção de chocolate na 33ª edição da Fenagro
Por Gabriela Araújo
Um dos atrativos da 33ª edição da Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), que acontece até o próximo domingo, 8, no Parque de Exposições, em Salvador, são os estandes dos estudantes do ensino médio que produzem chocolate. O espaço chama atenção dos visitantes e começa a ser produzido nas escolas-fábricas da rede estadual de ensino.
A secretária estadual da Educação (SEC), Rowenna Brito, que esteve na Casa A TARDE, nesta sexta-feira, 6, explicou como funcionam as escolas-fábricas e a formação dos novos estudantes.
“A gente apresenta a pesquisa e a iniciação científica no ensino fundamental. Quando chega no ensino médio, a gente dá muito mais ênfase para o estudante poder fazer pesquisa. Foi desse lugar, da pesquisa, que a gente foi estruturando a escola-fábrica”, contou a titular da pasta.
Leia também
>> AO VIVO: Confira entrevista com a secretária de Educação na CASA A TARDE
>>Eduardo Dute celebra recorde na organização da Fenagro: "Esforço coletivo"
>>Secretário aposta na conexão entre agricultura familiar e agronegócio
Segundo a titular da pasta, o intuito das unidades é formar os estudantes para o mercado de trabalho e capacitá-los para uma educação profissional. “[A gente também quer] formar estudantes para o mundo do trabalho para que ele consiga pensar consiga pensar nos estudantes da educação profissional”, acrescentou.
“A escola-fábrica sai desse lugar de pensar como é que a gente atrela o conteúdo, o conhecimento acadêmico, mas também com a prática do fazer enquanto empreendedor e profissional”, afirmou.
As escolas-fábricas são espaços de aprendizagem formal de educação, nas quais os estudantes vivenciam processos de criação e prática dos conhecimentos e promovem a formação de competências nas áreas de fabricação de sabonetes líquidos e em barra, de chocolate e outros derivados de cacau, confeitaria e pâtisserie, manutenção de equipamentos e máquinas, boas práticas de fabricação, que estão fortalecendo a integração entre o cacau, o chocolate e o turismo.
Fenagro
Considerada a maior feira do setor do Norte e Nordeste, a Fenagro é de realização do Grupo A TARDE. A programação prevê, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, a exibição de animais e produtos agropecuários, leilões e shows, além do espaço infantil Fenagrinho. A expectativa da organização é receber mais de 100 mil visitantes.
Assista entrevista
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes