Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUITO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUITO

3 ideias para celebrar o Dia dos Namorados em casa sem gastar muito

Casais contam como celebram o Dia dos Namorados com afeto, treino e risoto

Pedro Hijo

Por Pedro Hijo

08/06/2025 - 10:00 h
A TARDE conversou com três duplas que moram em Salvador
A TARDE conversou com três duplas que moram em Salvador -

Ficar juntos. Esse é o plano dos casais que pretendem aproveitar o Dia dos Namorados para renovar os votos de afeto e celebrar o amor com os mais diversos rituais. A TARDE conversou com três duplas que moram em Salvador para saber quais são os planos para a data comemorativa e quais são as dicas para aqueles que pretendem fazer do dia 12 de junho uma ocasião ainda mais especial. Pegue a taça, acenda a vela e inspire-se.

Vinho, risoto e fotos antigas

Maria Clara Lauton e o fotógrafo Raoni Libório
Maria Clara Lauton e o fotógrafo Raoni Libório | Foto: Arquivo pessoal

Na casa da influenciadora Maria Clara Lauton e do fotógrafo Raoni Libório, o Dia dos Namorados é um evento culinário com direito à trilha sonora, vinho e risoto, um dos pratos preferidos do casal. “A gente gosta muito de comemorar em casa, cozinhando”, conta Maria Clara.

Tudo sobre Muito em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Desde que reformaram o apartamento onde moram, a cozinha ficou integrada à sala e fazer pratos a dois virou um ritual de casal. “É o coração da casa", diz ela, se referindo ao cômodo. "A gente curte tudo: escolher a receita, colocar uma música e deixar um filme pronto na televisão".

O risoto testado e aprovado foi uma dica de uma amiga e é uma receita que, para ficar gostosa, conta com a parceria dos dois membros do casal. “Dá um pouco de trabalho, mas a gente vai se ajudando: um cozinha, o outro corta o tempero", explica a influenciadora.

Maria Clara e Raoni estão juntos há 10 anos e viveram muitas fases: da época de estágio e faculdade até a construção do primeiro lar. Ela conta que até mesmo a prática na cozinha foi uma ação aprendida a dois. "Juntos, crescemos como pessoas e como casal", diz. "E nem sempre estamos na mesma sintonia, mas é isso: conversar, se entender, respeitar o tempo do outro".

Os dois se conheceram em uma corrida – a única da vida de Maria Clara. O reencontro se deu pelas redes sociais com a ajuda de um amigo em comum. Para o Dia dos Namorados deste ano, o plano é manter a tradição de fazer um prato juntos.

Além do preparo, Maria Clara também sugere aos casais que vejam fotos antigas e se lembrem da história juntos. "Mesmo sendo uma data comercial, é bom não esquecer porque estamos juntos”.

Leia Também:

Dia dos Namorados com treino

O casal de advogados baianos Tácio Boaventura e Caren Leal
O casal de advogados baianos Tácio Boaventura e Caren Leal | Foto: Arquivo pessoal

Para o casal de advogados baianos Tácio Boaventura e Caren Leal, o romantismo vem acompanhado de endorfina. Os namorados não deixam a rotina saudável de lado nem em dias de comemoração. “Treinar já era hábito pra nós antes de nos conhecermos, então manter isso na vida a dois é natural”, diz Tácio. Mesmo quando a data cai em um dia útil, como neste ano, o treino segue firme. “Fica até mais fácil manter a rotina”, garante.

Os dois gostam de malhar juntos e costumam fazer dupla nos treinos de CrossFit. Mas, o advogado diz que a parceria entre os dois abraça a liberdade de cada um. “Tem dias que treinamos juntos, outros cada um faz sua atividade. O importante é que os nossos gostos se encontram na maioria das vezes”, diz Tácio que conheceu Caren no trabalho, há três anos.

A parceria nos treinos contribui para que o casal fortaleça vínculos com amigos compartilhados e desenvolva interesses em comum. Sobre o planejamento alimentar de cada um, nada de rigidez. “Nessas datas especiais, a gente se permite", comenta. "Treinamos tanto que merecemos essa liberdade”.

Casal ensina fórmula do amor à distância

Felipe Jacobina e Matheus Buranelli vão passar Dia dos Namorados à distância
Felipe Jacobina e Matheus Buranelli vão passar Dia dos Namorados à distância | Foto: Arquivo pessoal

O relacionamento entre o arquiteto Felipe Jacobina e o jornalista Matheus Buranelli segue o modelo intermunicipal — um em Salvador e o outro em Alagoinhas. A distância não é um obstáculo na hora de comemorar o Dia dos Namorados. “Estamos planejando uma comemoração dupla: uma aqui, outra lá”, diz Felipe.

O casal, que está junto há seis anos, se conheceu na faculdade e já viveu períodos de distância antes. A pandemia de Covid-19, de 2020 a 2022, foi o primeiro teste de separação. "Nessa época, eu mandei uma cesta de café da manhã surpresa para ele para comemorar o Dia dos Namorados", lembra Matheus. Atualmente, o casal se encontra uma vez por mês.

Felipe explica que as comemorações não seguem um ritual. Quando estão juntos, preferem a tranquilidade do quarto, com um filme na televisão e uma comida entregue pelo delivery. "Restaurante cheio não é para a gente", diz Felipe. Para o casal, o segredo para a manutenção do namoro, mesmo com a distância, é o diálogo. “Quando estamos juntos, cada momento vira ouro", comenta Matheus.

3 ideias para celebrar o Dia dos Namorados em casa sem gastar muito

/ 3
  • Risotto Caprese com burrata
<br>
<br>
Ingredientes:
<br>
<br>
1 burrata
<br>
<br>
80g de presunto parma
<br>
<br>
1 xícara de arroz arbóreo
<br>
<br>
1/2 cebola picada
<br>
<br>
1 dente de alho picado
<br>
<br>
80ml de vinho branco
<br>
<br>
80g de tomates cereja ou uva
<br>
<br>
60g de queijo parmesão ralado
<br>
<br>
1 colher de sopa de manteiga gelada
<br>
<br>
1 colher de extrato de tomate
<br>
<br>
1 litro de caldo de legume
<br>
<br>
Manjericão
<br>
<br>
Azeite, sal e pimenta
<br>
<br>
Modo de preparo:
<br>
<br>
Refogue o alho e a cebola no azeite, em fogo médio, até ficarem levemente dourados. Adicione o arroz e frite por cerca de dois minutos, mexendo bem. Em seguida, despeje o vinho e deixe cozinhar até que evapore completamente. Quando isso acontecer, junte parte dos tomates, o extrato e uma concha do caldo de legumes quente. Acrescente o caldo aos poucos, mexendo sempre, por cerca de 20 minutos, até que o arroz esteja cozido, mas ainda al dente. Nesse ponto, adicione o parmesão ralado, a manteiga gelada e o restante dos tomates. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por alguns minutos — o risoto deve estar bem úmido, pois o arroz continuará absorvendo líquido e o resultado será um prato cremoso. Enquanto isso, coloque as fatias de presunto parma na fritadeira elétrica ou no forno até ficarem crocantes. Na hora de servir, finalize com a burrata por cima do risoto, os pedacinhos de presunto crocante, folhas de manjericão fresco, um fio de azeite e pimenta-do-reino moída na hora.
  • Encontrem uma atividade que os dois gostem: A motivação vem mais fácil quando o treino é prazeroso para ambos.
<br>
<br>
Alinhem horários e mantenham a rotina: Compromisso compartilhado ajuda a criar consistência e torna o treino parte da vida a dois.
<br>
<br>
Sejam parceiros, não rivais: Apoiem-se mutuamente, respeitando os limites e celebrando cada conquista juntos.
  • Heartstopper (Netflix): A série acompanha o romance entre Charlie, um adolescente sensível, e Nick, um jogador de rúgbi em processo de autodescoberta.
<br>
<br>
Modern Love (Prime Video): Inspirada na coluna do The New York Times, cada episódio traz uma história de amor diferente — seja romântica, familiar ou inesperada.
<br>
<br>
Amor da Minha Vida (Disney+): A comédia acompanha a amizade e os dilemas amorosos de Bia e Victor, enquanto descobrem sentimentos inesperados entre eles.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

dia dos namorados

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A TARDE conversou com três duplas que moram em Salvador
Play

Filme sobre o artista visual e cineasta Chico Liberato estreia

A TARDE conversou com três duplas que moram em Salvador
Play

A vitrine dos festivais de música para artistas baianos

A TARDE conversou com três duplas que moram em Salvador
Play

Estreia do A TARDE Talks dinamiza produções do A TARDE Play

A TARDE conversou com três duplas que moram em Salvador
Play

Rir ou não rir: como a pandemia afeta artistas que trabalham com o humor

x