MUNDO
Apesar de altas críticas, Trump não deve ‘demitir’ presidente do Fed
Republicano condena por sua política de juros e por ter alertado que uma política tarifária da Casa Branca
Por AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira, 22, que não tem intenção de demitir o titular do Federal Reserve (Fed, banco central), Jerome Powell, a quem tem sido severamente criticado.
Leia Também:
Os investidores de Wall Street se desfizeram dos ativos americanos na segunda-feira, com os três principais índices em baixa, após Trump criticar o presidente do banco central americano.
O republicano condena por sua política de juros e por ter alertado que uma política tarifária da Casa Branca provavelmente fará com que a inflação aumente.
“Não tenho intenção de demiti-lo”, declarou Trump em tom conciliador horas depois. "Gostaria de vê-lo um pouco mais ativo" na redução dos juros porque "é o momento perfeito para isso", disse.
“Se ele não o fazer, é o fim? Não”, acrescentou Trump, que na segunda-feira chamou Powell de “grande perdedor”.
Na semana passada, o magnata republicano afirmou que “já era hora do mandato de Powell terminar”.
O segundo mandato do presidente do Fed, nomeado pelo próprio Trump durante o seu primeiro mandato e nomeado novamente pelo presidente democrata Joe Biden, termina em maio de 2026.
Este conflito aberto entre o presidente dos Estados Unidos e o presidente do banco central mais poderoso do mundo abalou a bolsa de Nova York na segunda-feira.
A guerra comercial iniciada por Trump poderia representar um obstáculo significativo para a economia americana.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera que a economia americana cresça 1,8% este ano, 0,9 ponto percentual a menos que em sua estimativa anterior de janeiro.
Um ritmo acelerado de redução dos juros pelo Federal Reserve estimularia a economia ao tornar o crédito mais acessível. Mas também traria o risco de um aumento dos preços, além do efeito inflacionário que as tarifas já têm.
Diante dessa situação complicada, Powell optou pela cautela.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes