Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Apesar de altas críticas, Trump não deve ‘demitir’ presidente do Fed

Republicano condena por sua política de juros e por ter alertado que uma política tarifária da Casa Branca

Por AFP

23/04/2025 - 7:21 h
Jerome Powell e Trump
Jerome Powell e Trump -

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira, 22, que não tem intenção de demitir o titular do Federal Reserve (Fed, banco central), Jerome Powell, a quem tem sido severamente criticado.

Leia Também:

Os investidores de Wall Street se desfizeram dos ativos americanos na segunda-feira, com os três principais índices em baixa, após Trump criticar o presidente do banco central americano.

O republicano condena por sua política de juros e por ter alertado que uma política tarifária da Casa Branca provavelmente fará com que a inflação aumente.

“Não tenho intenção de demiti-lo”, declarou Trump em tom conciliador horas depois. "Gostaria de vê-lo um pouco mais ativo" na redução dos juros porque "é o momento perfeito para isso", disse.

“Se ele não o fazer, é o fim? Não”, acrescentou Trump, que na segunda-feira chamou Powell de “grande perdedor”.

Na semana passada, o magnata republicano afirmou que “já era hora do mandato de Powell terminar”.

O segundo mandato do presidente do Fed, nomeado pelo próprio Trump durante o seu primeiro mandato e nomeado novamente pelo presidente democrata Joe Biden, termina em maio de 2026.

Este conflito aberto entre o presidente dos Estados Unidos e o presidente do banco central mais poderoso do mundo abalou a bolsa de Nova York na segunda-feira.

A guerra comercial iniciada por Trump poderia representar um obstáculo significativo para a economia americana.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera que a economia americana cresça 1,8% este ano, 0,9 ponto percentual a menos que em sua estimativa anterior de janeiro.

Um ritmo acelerado de redução dos juros pelo Federal Reserve estimularia a economia ao tornar o crédito mais acessível. Mas também traria o risco de um aumento dos preços, além do efeito inflacionário que as tarifas já têm.

Diante dessa situação complicada, Powell optou pela cautela.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

banco central Donald Trump EUA FED Jerome Powell

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Jerome Powell e Trump
Play

Turista tenta tirar selfie com elefante é pisoteado pelo animal

Jerome Powell e Trump
Play

Moradora de área nobre precisa sair de sua casa após invasão de barata

Jerome Powell e Trump
Play

VÍDEO: homem ateia fogo em vagão de metrô lotado após divórcio

Jerome Powell e Trump
Play

VÍDEO: TV estatal do Irã é atingida por ataque israelense durante programa ao vivo

x