EXPECTATIVA
Astronautas 'presos' no espaço podem voltar à terra; saiba quando
A dupla foi enviada à ISS em 5 de junho, em uma missão de (supostamente) 8 dias
Os astronautas Barry "Butch" Wilmore e Suni Williams podem voltar à terra somente em fevereiro 2025, caso a cápsula Starliner ainda seja considerada insegura. A declaração foi feita por funcionários da Nasa, a agência espacial norte-americana, nesta quarta-feira, 7.
"Estamos completamente confiantes de que os testes que estamos realizando são os necessários para obtermos as respostas corretas e os dados de que precisamos para retornar", disse Wilmore no último mês.
Os astronautas deveriam ter voltado à Terra em 12 de junho, no entanto, o retorno já foi adiado três vezes. A agência espacial está discutindo planos potenciais com a SpaceX para deixar dois assentos vazios em um próximo lançamento da cápsula Crew Dragon, que recebeu a aprovação da Nasa para voos de astronautas em 2020.
A dupla foi enviada à ISS em 5 de junho, em uma missão de (supostamente) 8 dias, no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing. Só que, segundo a agência, problemas nos propulsores e vazamentos de hélio bagunçaram todo o cronograma.
Leia também:
>> Astronauta que fez foto histórica da Terra morre em acidente de avião
>> Lançamento da Starliner é cancelado 4 minutos antes da decolagem
A Nasa está dando mais tempo à Boeing para realizar mais testes e coletar dados, e só deve tomar uma decisão na próxima semana. A agência adiou inclusive a próxima missão da Crew Dragon, chamada Crew-9, em mais de um mês.
"Tenho uma sensação muito boa em meu coração de que esta cápsula nos levará para casa, sem problemas", diz Suni Williams.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro