MUNDO
Conheça os principais fatores que levam à obesidade canina
Condição de saúde é uma das que mais afetam os pets
Por Redação
A obesidade é uma das condições de saúde que mais afetam os pets atualmente, podendo causar diversas complicações nos cães, como diabetes, problemas articulares, doenças cardíacas e redução da expectativa de vida. A alimentação inadequada é um forte motivo do desenvolvimento da doença, contudo, o fator não está isolado. Em entrevista ao portal Metrópoles, a veterinária e nutróloga Juliana Mesquita, destacou os cinco maiores fatores que podem levar os cachorros a desenvolver obesidade:
Leia mais:
>> Pitbulls dóceis e afetuosos desfazem preconceitos
>> Abandono de animais cresce com a chegada das férias
Alimentação errada: o excesso de petiscos e a ração dada deliberadamente é a principal causa, principalmente quando o tutor não leva em consideração o porte, idade e nível de atividade do pet.
Idade do animal: com o passar dos anos, o metabolismo dos pets vai desacelerando, o que acarreta o ganho de peso ou emagrecimento.
Distúrbios comportamentais, ambientais e metabólicos: o estresse e a ansiedade, decorrentes da falta de rotina e sedentarismo geram distúrbios de comportamento nos pets.
Caráter genético: algumas raças são mais predispostas ao ganho de peso, cabendo assim medidas preventivas para se evitar esse ganho, com passeios e brincadeiras que façam o pet se movimentar e gastar as calorias.
Castração: é possível que os cães ganhem peso após a castração, pois ela pode aumentar as chances de obesidade. Portanto, é válido tomar medidas nutricionais preventivas logo após o procedimento.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes