MUNDO
“Erro invisível” faz com que passaportes argentinos fiquem inválidos
Documentos emitidos pelo consulado da Argentina em São Paulo apresentaram uma falha no dispositivo de segurança à base de uma tinta especial

Por Redação

Um erro no Registro Nacional de Pessoas (Renaper) fez com que diversos passaportes fossem entregues com falhas pelo consulado da Argentina em São Paulo. Os documentos apresentaram um defeito na tinta de segurança, detectado somente por sensores especiais de aeroportos.
O consulado solicitou que os passaportes defeituosos fossem devolvidos. O erro poderia significar uma vulnerabilidade na segurança do documento argentino, que hoje pode abrir passagem para pelo menos 170 países ao seu portador. Segundo o jornal “La Nación”, fontes do governo argentino ligaram o problema a um “incidente” causado por uma máquina.
Ainda de acordo com o jornal, a falha é detectada somente pela segurança dos aeroportos, sendo imperceptível aos olhos humanos.
Leia Também:
O que diz o Renaper?
De acordo com o Renaper, os documentos afetados foram retirados de circulação e “se aplicaram todos os protocolos correspondentes”. Por mais que o órgão não tenha especificado o tamanho da falha, foi informado que “há semanas a situação se encontra resolvida”, e pontuou que a produção continua com normalidade.
Ainda segundo o Renaper, um trabalho em coordenação com o Ministério de Relações Exteriores argentino foi feito para que caso “fosse detectada alguma falha de segurança do passaporte”, um aviso seja emitido para deixar claro que trata-se de um documento legal. O objetivo é “assegurar o livre trânsito do cidadão e a reposição do documento”.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes