Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Israel suspende ataques após conversa entre Netanyahu e Trump

Israel atingiu um radar ao norte de Terrã nesta terça-feira, 24, mesmo após acordo de cessar-fogo

Por Redação

24/06/2025 - 12:23 h
Em ligação, Trump expressou apreço por Israel
Em ligação, Trump expressou apreço por Israel -

Após atingir um radar ao norte de Teerã nesta terça-feira, 24, Israel se absteve de realizar novos ataques depois que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu conversou com o presidente dos EUA, Donald Trump. A informação foi confirmada pelo gabinete do primeiro-ministro israelense em um comunicado.

O ataque ao Irã, que foi lançado horas depois do cessar-fogo entrar em vigor, ocorreu depois que autoridades israelenses acusaram Teerã de violar a trégua ao disparar vários mísseis contra Israel.

Após as ofensivas, o gabinete israelense disse que Trump “expressou seu grande apreço por Israel” e que Netanyahu se comprometeu a evitar ataques adicionais.

Ligação entre Trump e Netanyahu

De acordo com fontes da Casa Branca, Trump foi "excepcionalmente firme e direto" ao falar com Netanyahu na manhã desta terça-feira, 24.

Segundo a agência de notícias estatal iraniana Fars, um de seus correspondentes ouviu explosões no norte do Irã, horas depois de Israel e Irã concordarem com o cessar-fogo.

O correspondente da Fars detalhou ainda que a explosão foi ouvida na cidade costeira de Babolsar, ao norte de Teerã. Veículos de resgate e ambulâncias estão se dirigindo ao local da explosão, informou a Fars.

Leia Também:

De acordo com Israel, dois mísseis balísticos iranianos foram lançados contra Israel aproximadamente três horas após a entrada em vigor do cessar-fogo anunciado por Trump. Na Casa Branca, Trump posteriormente descreveu o lançamento como "um foguete que não pousou — que foi disparado — talvez por engano, que não pousou".

Israel conta com sistema de alta tecnologia de interceptação de mísseis
Israel conta com sistema de alta tecnologia de interceptação de mísseis | Foto: MAHMUD HAMS

Irã

Embora o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha anunciado via redes sociais um cessar-fogo entre Israel e Irã, o governo iraniano negou a existência de um acordo com o estado israelense.

Em nota, divulgada nas redes sociais, o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, contradisse o anúncio do presidente norte-americano.

"Até o momento, não existe 'acordo' sobre qualquer cessar-fogo ou cessação de operações militares", disse Araghchi. A autoridade acrescentou que o Irã estaria disposto a interromper a ofensiva, desde que Israel suspenda os ataques.

"Caso o regime israelense cesse sua agressão ilegal contra o povo iraniano até as 4h, horário de Teerã, não temos intenção de continuar nossa resposta depois disso”, complementou.

O chanceler finalizou a manifestação nas redes sociais afirmando que a decisão final sobre o cessar-fogo será tomada "mais tarde".

Irã nega cessar-fogo até que Israel cumpra com acordo
Irã nega cessar-fogo até que Israel cumpra com acordo | Foto: AFP

O presidente norte-americano, Donald Trump havia, mais cedo, declarado que a trégua começaria aproximadamente seis horas após o anúncio, feito por volta das 19h15 (horário de Brasília), nesta segunda-feira, 23.

Segundo ele, o Irã daria o primeiro passo, interrompendo os ataques, seguido por Israel. Trump ainda parabenizou os dois países pela "resistência, coragem e inteligência" para encerrar o que chamou de "guerra de 12 dias".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cessar-fogo EUA Guerra de 12 dias Irã Israel Netanyahu trump

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Em ligação, Trump expressou apreço por Israel
Play

Turista tenta tirar selfie com elefante é pisoteado pelo animal

Em ligação, Trump expressou apreço por Israel
Play

Moradora de área nobre precisa sair de sua casa após invasão de barata

Em ligação, Trump expressou apreço por Israel
Play

VÍDEO: homem ateia fogo em vagão de metrô lotado após divórcio

Em ligação, Trump expressou apreço por Israel
Play

VÍDEO: TV estatal do Irã é atingida por ataque israelense durante programa ao vivo

x