Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

APELO

Líder supremo do Irã pede mais ajuda da Rússia

Pedido vem logo após a maior ação militar dos Estados Unidos contra a República Islâmica desde a revolução de 1979

Redação

Por Redação

23/06/2025 - 11:45 h
Imagem ilustrativa da imagem Líder supremo do Irã pede mais ajuda da Rússia
-

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, enviou o ministro das Relações Exteriores a Moscou nesta segunda-feira, 23, para pedir ao presidente Vladimir Putin outras ajudas da Rússia.

O pedido vem logo após a maior ação militar dos Estados Unidos contra a República Islâmica desde a revolução de 1979.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

O presidente dos EUA, Donald Trump, e Israel especularam de forma pública, sobre o assassinato de Khamenei, e sobre a mudança de regime, uma medida que a Rússia teme que possa desestabilizar ainda mais o Oriente Médio.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, teria que entregar uma carta de Khamenei a Putin, buscando o apoio dele, falou uma fonte sênior à agência de notícias Reuters.

O país não ficou impressionado com o apoio da Rússia até o momento, e querem que Putin faça mais para apoiá-lo contra Israel e os Estados Unidos, de acordo com fontes iranianas à Reuters. Não foi detalhado qual assistência Teerã pretende.

O Kremlin afirmou que o presidente russo receberia Araqchi, porém não especificou o que seria debatido.

O ministro foi citado pela agência de notícias estatal TASS afirmando que o Irã e a Rússia estavam coordenando posições sobre a atual escalada no Oriente Médio.

Moscou, aliado de longa data de Teerã, desempenha um papel fundamental nas negociações nucleares do Irã com o ocidente como membro com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU e signatário de um acordo nuclear anterior que Trump abandonou durante o primeiro mandato em 2018.

Porém Putin, cujo exército trava uma grande guerra na Ucrânia pelo quarto ano, demonstrou pouca disposição para um confronto com os EUA sobre o Irã, justamente quando o republicano busca restaurar os laços com Moscou.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se ofereceu para mediar entre os Estados Unidos e o Irã e passou a eles as ideias de Moscou sobre a resolução do conflito, garantindo ainda o acesso do Irã à energia nuclear civil.

Putin afirmou que Israel garantiu a segurança dos especialistas russos que ajudam a construir mais dois reatores na usina nuclear de Bushehr, no Irã, durante ataques aéreos.

Embora Moscou tenha comprado armas iranianas para a guerra na Ucrânia e assinado um acordo de parceria estratégica de 20 anos com Teerã no início deste ano, o relacionamento entre eles, que se estende por séculos, tem sido conturbado em alguns momentos.

O acordo de parceria não contém uma cláusula de defesa mútua.

Na Rússia, houve apelos para que o país apoiasse o Irã da mesma forma que Washington apoiou a Ucrânia, o que inclui sistemas de defesa aérea, mísseis e inteligência por satélite.

No Conselho de Segurança da ONU, a Rússia, China e o Paquistão propuseram que o órgão de 15 integrantes adote uma resolução pedindo um cessar-fogo imediato e incondicional no Oriente Médio no domingo, 22, depois dos ataques dos EUA.

O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, lembrou que o ex-secretário de Estado americano Colin Powell argumentou no órgão, em 2003, que o presidente iraquiano, Saddam Hussein, constituía um perigo iminente para o mundo devido aos estoques de armas químicas e biológicas do país.

"Mais uma vez, somos solicitados a acreditar nos contos de fadas dos Estados Unidos, para mais uma vez infligir sofrimento a milhões de pessoas que vivem no Oriente Médio. Isso reforça nossa convicção de que a história não ensinou nada aos nossos colegas americanos", afirmou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ajuda Irã pedido Rússia Vladimir Putin

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Trump diz que gosta de Lula, após nova conversa com petista

Play

Fim dos tempos? Homem flagra animal conhecido como 'fantasma branco'

Play

Polícia identifica “intercâmbio” de membro do CV na Ucrânia para treinamento de guerra

Play

Presidente mexicana é assediada sexualmente na rua; veja vídeo

x