DECRETO
Maconha será reclassificada como droga 'menos perigosa' nos EUA
A reclassificação federal tem objetivo de facilitar pesquisas médicas

Por Carla Melo

A maconha passará a ser considerada uma droga menos perigosa após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump assinar na quinta-feira, 18, um decreto de reclassificação federal.
Além disso, o uso da cannabis deixará de ser considerado sem uso médico reconhecido. A medida, descrita pela Casa Branca como um passo "de bom senso", representa a mudança mais significativa na política federal sobre a maconha desde 1970, quando a substância foi incluída na lista conhecida como Schedule I, ao lado de heroína, LSD e ecstasy.
Segundo o decreto, a maconha deve passar para a Schedule III, categoria que reúne substâncias com "potencial moderado a baixo de dependência", como medicamentos que contêm codeína.
Leia Também:
A ordem executiva instrui a procuradora-geral, Pam Bondi, a acelerar o processo de reclassificação junto à Drug Enforcement Administration (DEA), já que presidentes não podem alterar unilateralmente a classificação de substâncias controladas.
Medida beneficia pesquisas médicas
Ao assinar o decreto no Salão Oval, Trump insistiu que a medida não representa uma legalização federal da maconha para uso recreativo. Ele afirmou que vinha sendo pressionado por pacientes que sofrem de dores crônicas e que buscavam acesso mais amplo a tratamentos à base de cannabis.
"As pessoas me imploravam por isso", declarou o presidente, reforçando que a decisão não altera a proibição federal do uso não medicinal da planta.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



