REVIDOU
Mais um país enfrenta os EUA e proíbe vistos para americanos
País colocou em vigor a proibição dos vistos necessários para entrar em seu território

Por Edvaldo Sales

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ampliou a lista de países com restrições para emitir visto americano. Depois disso, Burkina Faso, país da África Ocidental, anunciou a implementação de “medidas de visto equivalentes às dos cidadãos dos Estados Unidos da América”.
O país africano colocou em vigor a proibição dos vistos necessários para entrar em seu território por parte dos estadunidenses. Porém, as autoridades de Burkina Faso decretaram que “permanecem comprometidos com o respeito mútuo e a igualdade soberana dos Estados”.
Vale pontuar, no entanto, que o território africano não deve sofrer consequências econômicas elevadas, tendo em vista que o Departamento de Estado dos Estados Unidos mantém um alerta de nível quatro. Ou seja, as autoridades estadunidenses enquadram Burkina como uma nação que não deve ser visitada, alegando a existência de organizações terroristas.
Para justificar a decisão de impedir o desembarque de cidadãos burquinenses, Donald Trump afirmou que o país ocidental enfrenta dificuldades no controle da atuação de terroristas em seu território, o que intensifica o medo na sociedade. Assim, imigrantes em situação irregular estão sendo enviados de volta aos seus países de origem.
Leia Também:
Países sujeitos a restrições de vistos
Trump expandiu, em meados de dezembro de 2025, uma lista com vetos de viagem para incluir mais cinco países e impor novas restrições a outros. A medida faz parte do esforço contínuo para endurecer as regras de entrada nos Estados Unidos. A decisão veio após a prisão de um cidadão afegão suspeito de atirar contra dois integrantes da Guarda Nacional no fim de novembro.
Confira a lista de impedimentos:
- Burkina Faso
- Mali
- Níger
- Sudão do Sul
- Síria
- Serra Leoa
- Laos
Confira as nações com restrições parciais:
- Angola
- Antígua e Barbuda
- Benin
- Costa do Marfim
- Dominica
- Gabão
- Gâmbia
- Maláui
- Mauritânia
- Nigéria
- Senegal
- Tanzânia
- Tonga
- Zâmbia
- Zimbábue
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



