Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

QUENTE!

Mundo viveu o terceiro junho mais quente da história em 2025

Mês registrou temperatura 1,30°C acima da média pré-industrial

Por Redação

09/07/2025 - 7:59 h
Imagem ilustrativa da imagem Mundo viveu o terceiro junho mais quente da história em 2025
-

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 8, pelo observatório europeu Copernicus, responsável pelo monitoramento das mudanças climáticas globais, junho de 2025 foi o terceiro mês de junho mais quente já registrado no planeta.

Leia Também:

Com temperaturas 1,30°C acima da média do período pré-industrial (1850–1900), junho foi apenas o terceiro mês, nos últimos dois anos, em que a temperatura global ficou abaixo de 1,5°C. Ainda segundo o observatório, a temperatura média do ar no planeta durante o mês foi de 16,46°C — um aumento de 0,47°C em relação à média histórica para junho (1991–2020).

Embora não tenha superado os recordes registrados em junho de 2024 e 2023, os cientistas alertam que a tendência de aquecimento permanece firme e seus impactos estão cada vez mais evidentes. Em comunicado, o Copernicus destacou que o mês foi marcado por temperaturas extremas em ambos os hemisférios.

Enquanto grandes áreas da Europa, América do Norte, Ásia Central e partes da Antártica Ocidental enfrentaram temperaturas acima da média, países do Hemisfério Sul, como Argentina e Chile, registraram um frio incomum para a época do ano.

Junho de 2025 também foi caracterizado por uma onda de calor excepcional na Europa Ocidental, com estresse térmico muito intenso em diversas regiões, agravado por temperaturas recordes no Mar Mediterrâneo ocidental.

Situação semelhante ocorreu em partes da Índia e da Antártica Oriental, onde os termômetros marcaram temperaturas abaixo do esperado. Essa combinação de extremos, calor severo de um lado e frio anormal do outro — representa, segundo os cientistas, um reflexo do desequilíbrio climático crescente no planeta.

Embora eventos isolados de frio ainda ocorram, a tendência global continua sendo de aquecimento persistente, com efeitos cada vez mais visíveis na saúde humana, na agricultura, nos ecossistemas e na economia.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

mudanças climáticas quente temperaturas altas

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

VÍDEO: homem ateia fogo em vagão de metrô lotado após divórcio

Play

VÍDEO: TV estatal do Irã é atingida por ataque israelense durante programa ao vivo

Play

Bispo Edir Macedo e Messi 'moram' no mesmo prédio de luxo em Miami

Play

Major da polícia é preso por auxiliar Tuta, alta liderança do PCC

x