MUNDO
China inaugura ponte mais alta do mundo e reduz viagem de 2h para 2 minutos
Construção é quase nove vezes maior que a Golden Gate, famosa ponte dos Estados Unidos

Depois de três anos de construção, a ponte do Grand Canyon de Huajiang, na China, foi oficialmente aberta ao tráfego na quinta-feira, 2. A construção do monumento reduziu a viagem através do desfiladeiro de duas horas para dois minutos.
A ponte sobe por 625 metros acima do rio Beipan, sendo a ponte mais alta do mundo, tendo um vão principal de 1.420 metros, sendo também a ponte suspensa de viga de treliça de aço mais longa do mundo em um terreno montanhoso.

Novo recorde
A nova ponte detentora do recorde ultrapassou outra ponte chinesa, também localizada sobre o rio Beipan, que fica a cerca de 100 km de distância, inaugurada em 2016 com uma altura de 565,4 metros.
Leia Também:
Tecnologia da construção
Nos bastidores desse projeto, está uma série de tecnologias de engenharia de ponta. Os construtores recorreram a diversas ferramentas, como:
- Navegação por satélite;
- Drones;
- Materiais de resistência ultraelevada;
- Sistemas de monitorização inteligentes para obter uma precisão milimétrica.

Atração turística
Além de infraestrutura, a ponte também será uma atração turística, os visitantes poderão subir de elevador até uma plataforma de observação com paredes de vidro, lá existem diversas atrações, como:
- Tomar café no topo de uma das torres;
- Fazer bungee jumping;
- Fazer skydiving sobre o desfiladeiro.

Veja vídeo
🚨ATENÇÃO: A China inaugurou oficialmente a ponte mais alta do mundo, reduzindo o tempo de viagem de 2 horas para apenas 2 minutos. pic.twitter.com/fXjRWGMwtt
— Astronomiaum (@astronomiaum) October 4, 2025
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes