Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TENSÃO GLOBAL

Presidente da Ucrânia afirma que a Terceira Guerra Mundial já começou

Volodymyr Zelensky atribuiu que o início do conflito teria sido causado por Vladimir Putin, presidente da Rússia

Gustavo Nascimento

Por Gustavo Nascimento

23/02/2026 - 18:32 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, em meio a combatentes na Guerra contra a Rússia
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, em meio a combatentes na Guerra contra a Rússia -

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, afirmou nesta segunda-feira, 23, que a “Terceira Guerra Mundial” já começou. Segundo o líder ucraniano, o conflito teria sido iniciado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

“Existem diferentes pontos de vista sobre a Terceira Guerra Mundial. Acredito que Putin já a iniciou. A questão é: quanto território ele conseguirá conquistar e como impedi-lo?”, disse Zelensky.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A declaração acontece às vésperas do “aniversário” de quatro anos da Guerra da Ucrânia, iniciada no dia 24 de fevereiro de 2022.

Leia Também:

Ainda segundo Zelensky, a Ucrânia atua como uma barreira para evitar uma escalada global mais ampla do confronto iniciado em 2022. O líder ucraniano sustentou que o objetivo de Moscou vai além da disputa territorial e envolve a tentativa de impor um modelo de mundo próprio.

“Não é apenas para impedir a Rússia de vencer, mas porque a Rússia quer impor seu próprio mundo e mudar a vida das pessoas de acordo com o que elas desejam e escolhem. Hoje, somos o posto avançado que detém Putin”, declarou.

Acordo de paz mais distante?

As declarações do presidente ucraniano ocorrem em meio à expectativa de Kiev sobre novas rodadas de negociações para um possível acordo de paz, ainda esta semana, possivelmente em Genebra, na Suíça

Kirill Budanov, chefe de gabinete ucraniano, afirmou que as conversas com negociadores russos ocorrem com “moderação, cortesia e profissionalismo”, mesmo que as posições permaneçam fundamentalmente divergentes.

Além disso, rodadas de conversa entre os dois países e os Estados Unidos foram realizadas nos dias 17 e 18 de fevereiro, também em Genebra.

Apesar de progressos pontuais nas áreas militar e humanitária, a questão territorial segue como principal entrave para um cessar-fogo duradouro. Zelensky tem rejeitado argumentos históricos apresentados pela Rússia, defendendo que as tratativas se concentrem em soluções concretas para encerrar a guerra.

“Eu não preciso de merdas históricas para acabar com esta guerra e partir para a diplomacia. Isso é apenas uma tática para ganhar tempo”, afirmou o ucraniano.

Zelensky ainda voltou a afirmar que a Ucrânia está disposta a firmar acordos que não afetem sua soberania. Segundo ele, mesmo com cerca de 20% do território ocupado, Kiev já demonstra flexibilidade ao se dispor a discutir a paz nas atuais condições do campo de batalha.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Guerra política internacional putin Ucrânia zelensky

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, em meio a combatentes na Guerra contra a Rússia
Play

El Mencho: o sucessor de El Chapo que comandava o cartel mais violento do México

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, em meio a combatentes na Guerra contra a Rússia
Play

VÍDEO: Partida de futebol é interrompida a tiros após morte de narcotraficante

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, em meio a combatentes na Guerra contra a Rússia
Play

Casas feitas por impressora 3D podem transformar o mercado de trabalho

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, em meio a combatentes na Guerra contra a Rússia
Play

Vídeo: grave acidente mata sete torcedores que viajavam para jogo

x