MUNDO
Primeiro carro voador do mundo deve ser lançado em 2025, diz Startup
Model A pesa 850 kg e leva até duas pessoas na cabine
Por Da Redação
A época dos carros voadores pode estar se aproximando. A startup americana Alef Aeronautics, que tem como padrinho Tim Draper, um dos principais investidores da SpaceX e da Tesla, anunciou a produção da sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para 2025.
Os eVTOLs, que se assemelham a drones, ganharam o apelido de "carros voadores" por se tratar de aeronaves baratas e para deslocamentos curtos, podendo ser utilizadas em perímetro urbano.As empresas Embraer e Eve possuem um projeto parecido que será desenvolvido em Taubaté, no interior de São Paulo.
Batizado como Model A, o eVTOL da Alef é muito parecido com um carro de passeio comum. O design não conta com hélices ou asas, permitindo deslocamento terrestre ao mesmo tempo que pode decolar e pousar de forma vertical.
Leia mais
>> “Crepúsculo”: Série baseada no universo vampiresco será uma animação
O Model A pesa 850 kg e leva até duas pessoas na cabine. No modo terrestre, ele é capaz de atingir cerca de 56 km/h. A Alef classifica a sua criação como “o primeiro carro voador do mundo”.
O veículo voador conta com oito hélices na frente e atrás, que são protegidas por uma estrutura de malha e podem girar em direções diferentes. Durante o voo, o Model A pode atingir até 160 km/h.
“Até hoje, temos pouco mais de 2.850 encomendas com depósitos reduzidos, o que a torna a aeronave mais vendida da história, mais do que Boeing, Airbus, Joby Aviation e a maioria dos eVTOLs", disse o CEO da Alef, Jim Dukhovny.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes