GEOPOLÍTICA MUNDIAL
Relembre 5 países que tiveram tentativas de golpe além do Brasil
Na última quinta-feira, o Brasil assistiu à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão

Por Redação

Na última quinta-feira, o Brasil assistiu à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por sua participação nas tratativas na tentativa de golpe de Estado no Brasil, enquanto ainda estava em seu mandato presidencial, e durante as eleições de 2022.
Por maioria, Bolsonaro se tornou o primeiro ex-presidente do Brasil a ser condenado por golpe de Estado. Bolsonaro foi condenado por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Mas o Brasil não foi o único país em que um ex-chefe de Estado tenta dar um golpe no país.
Confira outros 5 países que tentaram dar golpe de Estado:
Venezuela
Desde a primeira vitória que levou Hugo Chávez ao poder, em 1998, o chavismo enfrentou diversas tentativas de golpe de Estado.
A primeira ocorreu em 2002, quando o Alto Comando das Forças Armadas ordenou a invasão do Palácio de Miraflores, sede do Poder Executivo. Chávez foi preso, mas permaneceu detido por apenas 47 horas, antes de ser restaurado ao poder.
Turquia
Em julho de 2016, uma suposta facção ligada às Forças Armadas da Turquia tentou tomar o poder do país em uma tentativa de golpe de Estado frustrada que deixou 265 mortos e ao menos 2.839 feridos.
Na ocasião, tanques e soldados ocuparam as ruas de Istambul, provocando caos.
Leia Também:
O governo turco reagiu rapidamente e reestabeleceu a ordem no país, demitindo e processando os envolvidos na trama.
Guiné-Bissau
Em fevereiro de 2022, homens armados atacaram o Palácio do Governo durante uma reunião de gabinete. O tiroteio durou cerca de cinco horas, deixando seis mortos.
Algumas horas depois do início do ataque, o presidente Umaro Sissoco Embaló declarou que a situação estava controlada e sugeriu que o ataque estava ligado ao narcotráfico no país.
Bolívia
Em 26 de julho de 2024, um grupo de militares se mobilizou no centro de La Paz, o que foi descrito pelo presidente Luis Arce como uma tentativa de golpe de Estado.
Na ocasião, liderados pelo general Juan José Zúñiga, veículos e militares tomaram o controle da Plaza de Murillo e entraram no Palácio Quemado, sede do governo.
Zúñiga foi detido horas depois. Ele havia sido destituído do cargo um dia antes após fazer declarações sobre o ex-presidente Evo Morales.
Burkina Faso
Em abril de 2025, autoridades do país localizado na África Ocidental anunciaram desarticulação de um esquema que tinha o objetivo de derrubar o governo.
O anúncio foi feito pelo Primeiro Ministro da Segurança, Mahamadou Sana, que afirmou que os líderes do complô estariam baseados na Costa do Marfim.
De acordo com Sana, eles planejavam atacar o Palácio Presidencial e, ao mesmo tempo, realizar outros ataques terroristas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes