Trump fica apto a disputar eleições nos EUA | A TARDE
Atarde > Mundo

Trump fica apto a disputar eleições nos EUA

Decisão foi tomada nesta segunda-feira, pela Suprema Corte do país

Publicado segunda-feira, 04 de março de 2024 às 13:56 h | Autor: Da Redação
Trump deve representar Partido Republicano nas eleições dos EUA
Trump deve representar Partido Republicano nas eleições dos EUA -

O ex-presidente Donald Trump poderá disputar as eleições presidenciais norte-americanas, previstas para novembro de 2024. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 4, pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

Com o sinal positivo, Trump deve confirmar o favoritismo para representar o Partido Republicano nas eleições. O ex-presidente respondia por suposto envolvimento em tentativa de reverter os resultados das eleições de 2020.

A ação analisou o recurso de Trump a uma decisão da Justiça do Colorado, responsável por determinar que o republicano seria incapaz de concorrer às eleições por ter violado um artigo da 14ª emenda da constituição dos EUA, que proíbe pessoas de se envolver em insurreição ou rebelião contra o país.

Leia mais

>> Petrobras pagará à ANP R$ 830 milhões em royalties e PE atrasados

Na ocasião, a Justiça do Colorado argumentou que Trump teria participado da invasão ao Capitólio, em Washington, no dia 6 de janeiro de 2021.

A decisão ocorre um dia antes da "Superterça", dia em que 15 estados e um território dos EUA votam nas prévias eleitorais dos Estados Unidos. Trump é favorito a disputar as eleições contra o atual presidente e democrata, Joe Biden.

Publicações relacionadas