PORTAL MUNICÍPIOS
MP recomenda afastamento de parentes de prefeita em Muritiba
Ministério Público da Bahia deu 30 dias para o município adotar medidas para anular práticas que configurem nepotismo
Por Redação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à prefeita de Muritiba, Rosilvanda Oliveira Reis, mais conhecida como Rose (PSD), a anulação, no prazo de 30 dias, de todas as nomeações de ocupantes de cargos comissionados, funções de confiança ou contratações temporárias que sejam cônjuges, companheiros ou parentes, até o terceiro grau, da autoridade nomeante ou de outros servidores da mesma administração pública.
Leia também
>> MP-BA denuncia venda irregular de alvarás de táxi em São Félix
>> Ednaldo Ribeiro promete trabalho igualitário à frente do CTR
A recomendação assinada pela promotora de Justiça Neide Reimão Reis, aconteceu após a prefeita nomear a própria filha, Luiza Amélia Oliveira Reis Cotrim Duete, para ocupar duas secretarias na gestão da mãe.
A promotora orienta a prefeitura a não realizar novas nomeações em situações que violem os princípios constitucionais, especialmente a Súmula Vinculante nº 13, que proíbe o nepotismo no serviço público. Além disso, exige que os futuros nomeados assinem declarações confirmando que não possuem vínculos familiares que configurem nepotismo.
Outra medida solicitada é o encaminhamento, no prazo de 45 dias, de um projeto de lei à Câmara Municipal. O objetivo é instituir, de forma expressa, a proibição de nomeações para cargos políticos não eletivos, reforçando os critérios de impessoalidade e moralidade administrativa.
O MPBA também orientou que o município forneça, no prazo de 30 dias, informações detalhadas sobre as providências adotadas, acompanhadas de documentação comprobatória.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes