Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

GESTÃO

Vitória da Conquista se destaca por desenvolvimento econômico e social

Educação, saúde e assistência social são prioridades da gestão de Sheila Lemos (União Brasil)

Por Redação

11/04/2025 - 10:22 h
Reeleita, prefeita Sheila Lemos (União Brasil) destacou trabalho do governo municipal em todas as áreas
Reeleita, prefeita Sheila Lemos (União Brasil) destacou trabalho do governo municipal em todas as áreas -

Terceira maior cidade da Bahia em número de habitantes, Vitória da Conquista é pólo regional do sudoeste baiano e se destaca pelo desenvolvimento econômico e social. Na retrospectiva dos 100 primeiros dias desta gestão tem entregas de obras na cidade e zona rural e avanços em setores fundamentais para 394.024 habitantes, segundo o IBGE/2024.

Leia Também:

Reeleita, a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) destacou o trabalho do governo municipal em todas as áreas, com prioridade para algumas que integram o carro-chefe da gestão, que são a educação, saúde e assistência social.

“A nossa gestão continua sendo feita para pessoas, principalmente para as nossas crianças, com as quais temos um cuidado especial”, afirmou, enfatizando que este trabalho se tornou um exemplo para toda a Bahia e até para o Brasil.

Foram entregues quatro praças, duas quadras poliesportivas e dois campos de futebol totalmente revitalizados, em diferentes bairros e povoados. E amanhã, serão entregues uma praça e um campo em Campinhos, beneficiando principalmente os moradores da região. Mais de 1.000 km de estradas vicinais foram recuperadas e construídas 28 novas aguadas e açudes.

Na Serra do Periperi foi finalizada a construção do palco do Mirante do Cristo, estrutura que complementa a revitalização que foi entregue em 2024, incluindo a instalação do mirante metálico e de madeira. Do local é possível ter uma vista panorâmica da cidade. A proposta é estimular a realização de eventos culturais e religiosos, considerando que a imagem do Cristo, obra de Mário Cravo, é um dos cartões-postais mais visitados do município.

O combate ao Aedes aegypti (transmissor da dengue, dentre outras doenças) tem sido uma das prioridades na área de saúde do município, proporcionando a redução dos focos em 86,33% em comparação ao mesmo período de 2024.

Para atender a população, foi ampliado o acesso ao atendimento à Atenção Primária à Saúde (APS), e quatro unidades de saúde estão com atendimento em horário estendido. O trabalho é intenso no combate e enfrentamento da Covid-19.

Na educação ainda é comemorado o Selo Ouro Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo MEC a 61 dos 417 municípios da Bahia, sendo que apenas Conquista e Porto Seguro foram contemplados entre os municípios baianos com mais de 100 mil habitantes.

“Quem conheceu Vitória da Conquista antes, não diz que estamos na mesma cidade, pois o desenvolvimento está presente em todo o município”, afirmou um gestor ao avaliar o trabalho. Ela complementou dizendo que “esses 100 dias são uma frequência de que muito mais ainda vem pela frente”.

Com o programa ‘Conquista Mais Verde’ e administração municipal visa proporcionar benefícios à saúde, bem-estar da população e melhorar o meio ambiente. A ideia consiste em não plantar árvores em áreas degradadas, em praças públicas e outros espaços do município. As primeiras mudas foram plantadas no Parque Lagoa das Bateias e na área do Monumento do Cristo, com previsão de chegar a outros bairros.

Outro marco importante neste início de ano foi a entrega do primeiro Centro de Triagem de Resíduos Sólidos do município, viabilizado por meio de uma parceria entre o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da Bahia e a Prefeitura Municipal. A administração do espaço fica sob responsabilidade da Associação de Coletores de Resíduos Sólidos Recicláveis ​​(Acres).

Na modernização e melhorias na administração pública, uma série de iniciativas visa agilizar e facilitar o atendimento ao cidadão por meio de programas e aplicativos, melhorando o acesso às informações. Entre as novidades de 2025, o município recebeu o Banco de Currículo e Vagas de Empregos para intermediar o setor.

Ainda no sentido de incrementar os serviços, este ano 512 novos servidores foram admitidos através de concurso público. Outra marca deste ano foi o lançamento da Residencial Vila do Servidor, um condomínio com 708 casas.

"A conquista tem sido um exemplo para a Bahia não apenas no setor público, mas também na iniciativa privada e na relação de parceria entre população e gestão. Vamos manter esta relação e contribuições o desenvolvimento com inovações em segmentos importantes como feitos nestes cem primeiros dias de segundo mandato", finalizou o gestor.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

´gestão assistência social destaque economia Educação MODERNIZAÇÃO Sáude

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Reeleita, prefeita Sheila Lemos (União Brasil) destacou trabalho do governo municipal em todas as áreas
Play

Prefeitura de Catu distribui rabo de peixe em kit e revolta moradores

Reeleita, prefeita Sheila Lemos (União Brasil) destacou trabalho do governo municipal em todas as áreas
Play

Protesto fecha rodovia entre Bom Despacho e Nazaré

Reeleita, prefeita Sheila Lemos (União Brasil) destacou trabalho do governo municipal em todas as áreas
Play

Prefeitura de Nazaré suspende ônibus de estudantes universitários

Reeleita, prefeita Sheila Lemos (União Brasil) destacou trabalho do governo municipal em todas as áreas
Play

Prefeitura de S. Seb. do Passé é acusada de descarte de lixo irregular

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA