POLÊMICA
Caso Claudia Leitte: compositores tomam atitude após cantora mudar hit
Dois dos responsáveis pela música criticam Claudia Leitte e falam em "intolerância"
Por Redação
Dois dos compositores da música "Caranguejo (Cata Caranguejo)", interpretada por Claudia Leitte, se manifestaram pela primeira vez sobre a polêmica envolvendo a cantora, que trocou "Yemanjá" por "Yeshua" na letra.
Durval Luz, um dos compositores da faixa, confirmou ao Portal LeoDias que abrirá um processo em conjunto com Nino Balla, outro responsável pela composição da faixa, contra a artista.
Leia Mais:
>>> Evangélica famosa abandona desfile com samba-enredo de matriz africana
>>> Web aponta indireta de Daniela a Claudia: "Os bolhas têm medo de macumba?"
>>> Defesa de músico comemora condenação de Claudia Leitte na Justiça
O músico declarou que isso acontecerá pelo fato de que, em nenhum momento, foi pedida autorização para que Claudia alterasse a letra da faixa.
A artista, cabe ressaltar, troca a frase “Saudando a rainha Yemanjá” por “Só louvo meu rei Yeshua (Jesus, em hebraico)” desde 2014 quando se apresenta pelo país. Em dezembro de 2024, ela viralizou ao fazer a mudança em show em Salvador.
“Já mandei todos os documentos para meu advogado (…) O Nino Balla, que foi outro compositor, está comigo (…) Fizemos a ‘Caranguejo’ na época do Babado Novo, lá no começo, fizemos a música em Campina Grande [na Paraíba], a ideia do refrão inclusive é minha, gravamos nos primeiros discos. É um sucesso eterno, outros artistas como Ludmilla, Timbalada e Ivete já cantaram a música”, disse Durval.
O compositor ressaltou que a famosa passou a interpretar a nova versão da música pedir a autorização da banda e dos compositores: “Fiquei meio sem entender (…) Na época [que ela mudou] não teve a mesma repercussão, até por que nem se tinha tanta informação como hoje (…) Ela não falou nada, nem conversa, nada mesmo, autorização, nada nem formalizado no papel”.
Durval ainda completou ressaltando que um processo por intolerância reliogiosa também será movido na Justiça da Bahia. A ação deverá ser iniciada no começo de fevereiro, após o recesso no judiciário.
O Portal A TARDE procurou a assessoria de Claudia Leitte, que não se manifestou até o fechamento desta matéria.
Compositor de música de Claudia Leitte é evangélico
Assim como Claudia Leitte, Durval Luz comentou que é evangélico, mas garantiu que possui respeito à cultura das religiões de matriz africana.
“Eu sou batizado, evangélico, mas não tenho nenhum preconceito ou intolerância religiosa, até por que a música cita Yemanjá. Além disso, por eu ser tocador de Axé, ser nascido na Bahia, não tenho como desassociar as letras e outras coisas”, acrescentou.
Por fim, ele completou para a reportagem: “Eu sou preto, sou neto de escravos, readquirido pela lei do ventre livre, que antecedeu a lei áurea, eu sou parte disso, não posso me desassociar deste debate por conta da minha religião, seja evangélica ou católica, tanto que eu fiz canções com outras temáticas que colocam Yemanjá”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes