Busca interna do iBahia
HOME > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

GRATUITO

Paraíso da Chapada recebe festival de forró com 15 atrações

Nos dias 21 e 22 de novembro, a Chapada Diamantina vira palco do primeiro Festival de Forró de Lençóis

Manoela Santos*

Por Manoela Santos*

10/11/2025 - 6:50 h
Adelmário Coelho é uma das atrações
Adelmário Coelho é uma das atrações -

Se engana quem pensa que o forró é um ritmo associado apenas ao período junino. Para os admiradores do gênero, qualquer época do ano é tempo de arrastar o pé. Prova disso é o 1° Festival de Forró de Lençóis, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, reunindo grandes nomes da música nordestina em meio às belezas naturais da região.

Com direção artística de Fábio Carneirinho, o evento promete consolidar-se como uma nova referência cultural e turística da Bahia. Para o artista anfitrião, celebrar o forró em um cenário tão singular é motivo de alegria.

Tudo sobre Música em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

“Lençóis tem uma energia única. Quem já conhece, sabe da atmosfera. E quem ainda não viveu essa experiência certamente vai se surpreender. Imagine um festival de forró em meio à natureza, com noites de dança e, durante o dia, a oportunidade de explorar cachoeiras, trilhas e rios, tudo isso num ambiente revigorante”, destaca Carneirinho.

Baluartes do rasta-pé

O cantor explica que a curadoria do festival nasceu de uma mistura entre amizade, respeito e compromisso com a música nordestina.

“A ideia é justamente essa: aplaudir e exaltar os baluartes, como Adelmário Coelho, Chambinho do Acordeon e Trio Forrozão, e também abrir espaço para novas gerações que dedicam suas vidas ao forró. É uma junção de forças, muitos artistas abriram mão de questões logísticas e renegociaram cachês para viabilizar o evento, que é feito com um orçamento reduzido, mas muito amor envolvido”, completa.

Programação

A programação começa na quinta-feira, 21, com shows de Adelmário Coelho, Jó Miranda, Rennan Mendes, Forró do Capitão, Marquinhos Café, Marcelo Jeneci, Elisson Moura e Fábio Carneirinho, garantindo uma noite repleta de sucessos e diferentes vertentes do forró.

Já na sexta-feira, 22, será a vez de Fulô de Mandacaru, Chambinho do Acordeon, Léo Estakazero, Elisson Moura, Zeu Azevedo, Xamego da Thay, Trio Forrozão e novamente Fábio Carneirinho encerrarem o festival em grande estilo.

Além das apresentações musicais, o evento também abrirá espaço para outras manifestações culturais. Está prevista a exibição do filme Légua Tirana, que conta a história de Luiz Gonzaga, além de uma exposição de cordéis e xilogravuras inspiradas em músicas do Rei do Baião que dialogam com a fé e a religiosidade nordestina.

“O forró é muito mais do que música: é literatura, é cinema, é culinária, é o jeito do nordestino viver. Por isso, é importante que o festival abrace todas essas expressões”, ressalta Fábio.

Fonte de Inspiração

O Festival de Forró da Chapada, em Mucugê, idealizado por Targino Gondim, serviu de inspiração para a realização do evento em Lençóis. Em sua sétima edição, consolidou-se como um marco no calendário turístico da Bahia e abriu caminho para que outras cidades abraçassem o forró fora da época junina.

“Essa ideia de que o forró é só no São João sempre me incomodou. O ritmo é parte da nossa identidade e precisa ser celebrado o ano inteiro. Quando criamos o Festival de Forró da Chapada, em Mucugê, em 2017, percebemos o quanto ele movimentou a economia e despertou o interesse das pessoas pela cidade. Esse sucesso acabou inspirando eventos semelhantes em outros lugares”, explica Gondim.

Evento promete consolidar-se como uma nova referência cultural e turística da Bahia
Evento promete consolidar-se como uma nova referência cultural e turística da Bahia | Foto: Gabriel Carvalho | Divulgação

Além de Mucugê, o artista também é idealizador do Festival de Forró de Itacaré, do Conecta Chapada (em Andaraí) e do Festival Internacional da Sanfona, em Juazeiro.

“Na verdade, o que mais me emociona é ver como isso traz saúde mental para as pessoas e para as famílias. São jovens fazendo parte disso, aprendendo a cantar a música da gente, se alegrando, vivendo, se ambientando com a música da nossa gente, com a arte que a gente tem, o nosso forró, que é tão nosso”, diz Targino.

“O festival mostra que não precisamos de atrações de outros gêneros para atrair o público. O forró, por si só, tem força e identidade”, complementa.

Economia do Forró

De acordo com a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna, a cidade vem se preparando com uma ampla força-tarefa que envolve diversas secretarias municipais e o trade turístico.

“Reforçamos as ações de limpeza, ordenamento urbano, segurança, trânsito e promoção turística. Também fortalecemos o diálogo com o setor de alimentos e bebidas e com a rede de hospedagem. Queremos que cada visitante viva o encanto da nossa cidade: o forró, a dança, o sorriso do povo, a gastronomia e o cenário natural que só Lençóis oferece”, afirma.

Com mais de cinco mil leitos disponíveis e uma ampla oferta de imóveis para locação, Lençóis já vive a expectativa de lotação total durante o festival. Além da programação musical, os visitantes poderão aproveitar as cachoeiras, trilhas e o icônico Morro do Pai Inácio, a poucos quilômetros do centro.

O festival integra o Plano Municipal de Turismo 2023 - 2030, que busca fortalecer eventos culturais de grande impacto e atrair novos projetos fora de temporada.

A meta é transformar o Festival de Forró de Lençóis em um evento anual, que una cultura, turismo e desenvolvimento regional.

Para Fábio Carneirinho, o impacto vai além da economia. “Mais do que fomentar o turismo, o festival proporciona momentos felizes. É uma celebração do nosso povo, da nossa música e da alegria nordestina. Queremos que essa energia contagie a cidade e que o evento entre de vez no calendário cultural da Bahia”, concluiu.

Serviços

➡️ I Festival de Forró de Lençóis

▪️Data: 21 e 22 de novembro

▪️Atrações: Adelmário Coelho, Jó Miranda, Rennan Mendes, Forró do Capitão, Marquinhos Café, Marcelo Jeneci, Fábio Carneirinho (21) e Fulô de Mandacaru, Chambinho do Acordeon, Léo Estakazero, Zeu Azevedo, Xamego da Thay e Trio Forrozão (22)

▪️Entrada Gratuita

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia forró música

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Adelmário Coelho é uma das atrações
Play

Integrante dos Filhos de Jorge pede namorada em casamento durante show

Adelmário Coelho é uma das atrações
Play

Baiana, filha de Jimmy Cliff e estrela em Hollywood: a vida de Nabiyah Be

Adelmário Coelho é uma das atrações
Play

Sandra Sá faz discurso emocionante na Arena A TARDE: “Não precisa batalhar"

Adelmário Coelho é uma das atrações
Play

Marcelo Sangalo anuncia novo trabalho artístico e Ivete reage

x