HISTÓRICA
Marta se torna a maior medalhista do futebol brasileiro em Paris
Lenda do futebol feminino, a alagoana agora possui três medalhas olímpicas, superando ícones do esporte nacional
A Rainha Marta gravou, mais uma vez, seu nome na história do esporte. Ao conquistar a prata em Paris, a maior jogadora de todos os tempos se tornou a recordista de medalhas do futebol brasileiro, somando três conquistas olímpicas em sua carreira. Nascida em Dois Riachos, Alagoas, Marta já havia sido peça-chave nas campanhas das pratas em Atenas-2004 e Pequim-2008, que até então eram os maiores feitos do futebol feminino brasileiro.
Com a recente prata na França, Marta superou sete homens e oito mulheres brasileiras que também conquistaram medalhas em torneios olímpicos de futebol. Entre as lendas do futebol feminino que dividiram o pódio com Marta em suas conquistas anteriores estão Tânia Maranhão, Renata Costa, Daniela Alves, Formiga, Cristiane, Pretinha, Maycon e Rosana, todas donas de duas medalhas de prata.
Leia mais:
É bronze!! Seleção feminina de vôlei vence a Turquia e garante o pódio
É OURO!! Brasil vence Canadá e é campeão no vôlei de praia feminino
No futebol masculino, apenas sete atletas alcançaram o feito de conquistar mais de uma medalha olímpica. Neymar, por exemplo, conquistou o ouro no Rio de Janeiro e a prata em Londres. Thiago Silva, Marcelo e Alexandre Pato também têm mais de uma medalha, após terem conquistado o bronze em Pequim-2008 e a prata em Londres-2012. Ademir e Luiz Carlos Winck, ex-jogadores do Internacional, faturaram duas pratas, em Los Angeles-1984 e Seul-1988. Já Bebeto, outro ícone do futebol brasileiro, levou a prata em Seul-1988 e o bronze em Atlanta-1996.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro