OPINIÃO
A agenda do Congresso
Confira o Editorial desta quinta-feira
Findo o Carnaval, é a vez de desenrolar pautas importantes em Brasília, com fortes reflexos sobre a vida da população brasileira nesta temporada 2026.
A segurança pública é uma das prioridades, considerando a possibilidade de recrudescer a legislação contra a criminalidade, entre outras providências.
Um dos nós a ser desatado consiste na divergência entre as propostas de autonomia dos estados e a de mais entrosamento da União e entes federativos.
Outro trata do fim da escala de trabalho de 6 dias de labor por um de descanso, visando oferecer mais tempo para o lazer e o convívio com a família .
As chances de trabalho dos parlamentares, sob pressão de um ano eleitoral, inclui votações do acordo inédito entre países do Mercosul e da União Europeia.
O compromisso foi firmado após 26 anos de negociações, com boas chances de aprovação pelos representantes do Brasil no Parlamento do Mercosul (Parlasul).
Se aprovado, o texto seguirá para análise do plenário da Câmara, com a intenção de evitar tramitação pelas comissões, a fim de acelerar o final feliz para o comércio internacional.
O banqueiro Daniel Vorcaro é aguardado para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar os danos causados a pensionistas do INSS.
O controlador do Banco Master, envolvido em possíveis infrações, também vai falar no grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Outra oitiva cercada de grande expectativa, na CPI do INSS, é a do empresário Paulo Otávio Montalvão Camisotti, filho e sócio de Maurício Camisotti.
Também estão escalados para depor Luís Felix Cardamone Neto, gestor do Banco BMG e das Lojas Help!, além da empresária Ingrid Pikinskeni Morais Santos.
A agenda robusta pode melhorar a imagem da Casa Legislativa, corroída pela desconfiança na remessa de emendas parlamentares, o orçamento secreto.
Esta e outras iniciativas ousadas, como a dosimetria, visando reduzir as penas de condenados pela trama golpista, serão avaliadas no pleito de outubro vindouro.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes

