Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDITORIAL

A democracia possível

Os desafios da era digital e a importância do voto consciente

Gabriela Araújo

Por Gabriela Araújo

26/01/2026 - 3:16 h
Urnas eletrônicas no dia de votação
Urnas eletrônicas no dia de votação -

Uma lei e as formas de garantir sua aplicação terão maior probabilidade de serem boas e justas na medida da participação dos legislados no cumprimento de seu texto final. Tomando como base esta proposição de contrato social, é possível perceber a importância de chamar o povo a propor sugestões ao processo eleitoral.

Sabe-se da importância da democracia representativa, exercida com o poder do voto. Este tipo é sucedâneo da impossibilidade de democracia direta, na qual a pessoa mesma defende seus pontos de vista em assembleias gerais. Portanto, é o meio possível de fazer valer a vontade popular.

Tudo sobre Opinião em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

É o caso de ampliar a percepção da relevância da urna a fim de se estabelecer parâmetros para escolhas capazes de iluminar o futuro. Na busca por um regulamento plausível, dois temas aparecem como favoritos: manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais.

É o caso de ampliar a percepção da relevância da urna a fim de se estabelecer parâmetros para escolhas capazes de iluminar o futuro

Outras pautas de amplo debate são o calendário eleitoral, critérios para distribuição de recursos e identificação rápida de quem atacar a urna eletrônica. A remoção imediata de mensagens insidiosas seria o melhor dos mundos, mas as plataformas digitais podem operar de forma leniente e deixar passar.

Leia Também:

Como agir nestes casos refere o discurso do método, incentivando assim a cidadania engajada no ambiente digital a buscar meios de lisura na comunicação. O Tribunal Superior Eleitoral age bem em estimular o envio de boas ideias, a exemplo de aumentar a responsabilidade de gestores de sites, blogs e congêneres no sentido de evitar a disseminação de mentiras.

O Brasil tem todas as condições para manter o ritmo de aprimoramento do perfil de suas instituições, orgulhando-se da consistência de sua democracia quem de verdade ama o país. Democracia não é perfeita, mas não se conhece regime melhor: vamos recorrer ao sistema do voto direto, secreto e eletrônico dia 4 de outubro, em primeiro turno e, se precisar, 31, último domingo do mesmo mês.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

brasil eleições 2026 TSE

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Urnas eletrônicas no dia de votação
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x