OPERAÇÃO!
Blindados: PM ocupa Engenho Velho da Federação em combate ao CV e BDM
Com apoio de blindados e unidades especializadas, ação mira pontos estratégicos do crime organizado ligados a facções BDM e Comando Vermelho
Por Luan Julião

As forças de segurança da Bahia estão realizando desde as primeiras horas de quinta-feira, 24, uma nova e intensa ocupação no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador. A ação faz parte de mais uma fase da Operação Dominus Areae, deflagrada pela Polícia Militar, com o objetivo de sufocar o tráfico de drogas e ampliar a sensação de segurança em regiões dominadas por facções criminosas. A operação continua nesta sexta, 25.
A operação, iniciada por volta das 8h, conta com o apoio de unidades especializadas como Graer, BPatamo, Bope, Esquadrão Águia, Rondesp Atlântico e equipes do Comando de Policiamento Regional da Capital (CPRC) Atlântico, sob coordenação da 41ª CIPM, responsável pelo policiamento na área. Dois blindados operacionais também foram empregados para garantir a segurança dos agentes em incursões mais sensíveis.
Durante a manhã, as equipes realizaram diligências, rondas e abordagens em toda a extensão do bairro. De acordo com informações da PM, uma mulher foi presa, um menor foi apreendido e outros dois morreram em confronto com os policiais.
Ainda segundo a PM, foram apreendidos 103 pacotes de maconha, 44 pinos de cocaína, 224 pedras de crack, 2 submetralhadoras e R$ 321,00 em espécie
Facções disputam o controle do território
O Engenho Velho da Federação é considerado uma área estratégica para o tráfico de drogas, com cinco localidades de atenção prioritária pelas forças de segurança. As regiões conhecidas como Buraco da Gia e parte da Muriçoca são áreas de forte influência do Bonde do Maluco (BDM), enquanto as localidades da Lajinha, Forno e Baixa da Égua historicamente são dominadas pelo Comando Vermelho (CV).
Leia Também:
Essa ligação do CV com o território baiano remonta ao início dos anos 2000, com a formação da chamada Comissão da Paz, criada por Pitty, um dos nomes mais influentes do crime organizado no estado. Mesmo preso, Pitty manteve sua liderança por anos, articulando ações criminosas que envolviam desde roubos milionários a bancos até execuções ligadas à guerra do tráfico. Sua facção chegou a dominar áreas como Cidade Nova, IAPI, Pau Miúdo, Nordeste de Amaralina, Fazenda Coutos e parte do Engenho Velho da Federação.
Operação Dominus
A operação desta quinta-feira dá continuidade às fases anteriores da Operação Dominus. A primeira etapa foi realizada no início de julho, no bairro do Lobato, no Subúrbio Ferroviário. Na semana passada, a segunda fase ocorreu em Dias d'Ávila, na Região Metropolitana, e no bairro da Engomadeira, com ações também nas adjacências como Estrada das Barreiras, Tancredo Neves e Narandiba. Todas as incursões têm como foco o enfraquecimento das facções e o combate ao estado paralelo nas comunidades.
Suspensão do transporte público e impactos na rotina
As ações seguem em andamento durante todo o dia. Como reflexo da operação, a circulação de ônibus no Engenho Velho da Federação foi suspensa temporariamente. O final de linha foi transferido para a Avenida Cardeal da Silva, na entrada do bairro, e o serviço será normalizado após o encerramento das ações policiais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes