Busca interna do iBahia
HOME > POLÍCIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍCIA

Criminosos do CV presos em operação comandam tráfico na Liberdade

Operação Freedom foi deflagrada nesta terça-feira pela Polícia Civil

Bernardo Rego e Bruno Dias

Por Bernardo Rego e Bruno Dias

04/11/2025 - 13:06 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Delegado Marcelo Calmon, diretor do DHPP
Delegado Marcelo Calmon, diretor do DHPP -

O diretor adjunto do Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP), Marcelo Calmon, deu detalhes da Operação Freedom deflagrada pela Polícia Civil nesta terça-feira (4) para desarticular o núcleo armado e financeiro do Comando Vermelho que atua na Bahia.

"Os 37 alvos alcançados nessa operação são advindos do tráfico de drogas da Liberdade, de áreas como Plano Inclinado, Beco do Sabão e Lapinha. Eles tinham atuação específica na Liberdade e às vezes tinham relações com outros bairros de Salvador. É um grupo criminoso que permeia diversos bairros da capital e do interior do estado. A liderança foi encontrada no Ceará, apesar de ser baiano, onde já está há algum tempo. Como ele chegou a um nível tal que não vem mais para Salvador, apenas em raras situações, organiza toda a parte financeira e logística da distribuição da droga à distância", explicou o delegado em entrevista ao A TARDE.

Tudo sobre Polícia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O delegado disse ainda que os alvos foram alcançados também nos bairros do Uruguai e Castelo Branco - este morava com a esposa por causa de atuação do tráfico de droga. "[...] Esse grupo criminoso que foi palco dessa operação que ficou alardeada semana passada é a mesma facção que vem aqui. Então, eles expressam esses mesmos expertise de fornecimento de drogas de armas de modos operandi de treinamento de traficantes para que eles importem de lá o mesmo modus operandi de dominação territorial usado no Rio de Janeiro", comentou.

Sobre a operação

Em Salvador, 33 suspeitos foram presos nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca. No município de Aratuípe, um alvo foi alcançado, e na cidade de Eusébio, no estado do Ceará, dois suspeitos foram presos. Durante a operação, um dos investigados, ainda não identificado formalmente, reagiu à abordagem policial no bairro do Uruguai, em Salvador, e foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para atendimento médico, no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos.

Além das prisões, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e bloqueadas 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado. Foram apreendidas, armas, porções de maconha, crack e cocaína. Os alvos da Operação Freedom são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e em outras cidades da Bahia. Conforme o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana.

A operação contou com o apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI/SSP-BA) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O objetivo é enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos usados para sustentar o tráfico e os homicídios.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Comando Vermelho Operação Freedom prisões

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Delegado Marcelo Calmon, diretor do DHPP
Play

Briga de casal termina com homem ferido por garrafada no Campo Grande

Delegado Marcelo Calmon, diretor do DHPP
Play

“Pensei até em deixar de existir”, desabafa filho de Popó nas redes sociais

Delegado Marcelo Calmon, diretor do DHPP
Play

Sócios: grupo chines utiliza o PCC para blindar lavagem de R$ 1 bilhão

Delegado Marcelo Calmon, diretor do DHPP
Play

Suspeito de tocar partes íntimas de mulheres na Graça é preso em Salvador

x