Busca interna do iBahia
HOME > POLÍCIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CAPTURA

Preso em São Paulo o "5 de Paus" do Baralho do Crime da Bahia

Apontado como o "02" de facção em Camaçari, Ildevan Rodrigues, o "Binho", era monitorado há quase um ano

Rodrigo Tardio

Por Rodrigo Tardio

22/02/2026 - 8:08 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
A Polícia investiga ainda a participação de Ildevan em esquemas de agiotagem e lavagem de dinheiro
A Polícia investiga ainda a participação de Ildevan em esquemas de agiotagem e lavagem de dinheiro -

Em uma operação de inteligência que se estendeu por quase 12 meses, a Polícia Civil da Bahia capturou, na noite deste sábado, 21, Ildevan Almeida Rodrigues, conhecido pelos apelidos de “Binho” ou “Medina”.

A prisão foi no bairro Parque São Lucas, na zona leste de São Paulo. Ildevan era um dos alvos prioritários da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ocupando a carta "5 de Paus" no Baralho do Crime.

Tudo sobre Polícia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com as investigações, "Binho" era considerado uma das principais lideranças criminosas da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ele exercia o controle territorial em Camaçari, com foco estratégico no bairro do PHOC, onde gerenciava pontos de venda de drogas e coordenava as ações da facção KLV/PCC.

Leia Também:

Na hierarquia da organização, ele era tido como o número dois na região, subordinado apenas a Bruno “Cabeça”, que foi detido em 2025, também na capital paulista.

Histórico e apreensão

No momento da abordagem, os agentes apreenderam com o suspeito uma pistola Taurus G3, calibre 9mm. Contra ele, pesavam dois mandados de prisão em aberto por homicídio, expedidos pela Vara do Júri e Execuções Penais de Camaçari.

Além dos crimes de sangue e do tráfico de entorpecentes, a Polícia Civil investiga a participação de Ildevan em esquemas de agiotagem e lavagem de dinheiro, atividades utilizadas para financiar e ocultar o patrimônio da facção.

Articulação e fuga

A captura é resultado de um esforço integrado que envolveu o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Antes de se estabelecer em São Paulo, o criminoso passou por diversos estados do Nordeste na tentativa de despistar as forças de segurança.

Em nota, a Polícia Civil destacou que a prisão representa um golpe significativo na estrutura do crime organizado na RMS, reforçando a repressão aos crimes violentos letais intencionais (CVLI).

O preso deve passar por audiência de custódia e ser transferido para o sistema prisional baiano nos próximos dias.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

crime organizado Criminalidade Bahia Facção KLV/PCC Polícia Civil prisão de criminoso tráfico de drogas

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A Polícia investiga ainda a participação de Ildevan em esquemas de agiotagem e lavagem de dinheiro
Play

Estupro na RMS: vídeo mostra vendedor intimidando vítima com faca

A Polícia investiga ainda a participação de Ildevan em esquemas de agiotagem e lavagem de dinheiro
Play

Briga de casal termina com homem ferido por garrafada no Campo Grande

A Polícia investiga ainda a participação de Ildevan em esquemas de agiotagem e lavagem de dinheiro
Play

“Pensei até em deixar de existir”, desabafa filho de Popó nas redes sociais

A Polícia investiga ainda a participação de Ildevan em esquemas de agiotagem e lavagem de dinheiro
Play

Sócios: grupo chines utiliza o PCC para blindar lavagem de R$ 1 bilhão

x