Busca interna do iBahia
HOME > POLÍCIA

NOVA MEDIDA

Quem usa celular roubado poderá responder na Justiça, diz governo

Medidas foram detalhadas nesta quinta-feira, 16

Leilane Teixeira
Por
Homem era suspeito de comercializar celulares furtados e roubados
Homem era suspeito de comercializar celulares furtados e roubados - Foto: Divulgação

O governo federal anunciou novas medidas para reforçar o combate ao roubo e à comercialização de celulares furtados ou roubados no país. Entre as ações previstas está a responsabilização de pessoas que utilizarem aparelhos com registro de crime, além da ampliação dos mecanismos de bloqueio desses dispositivos.

As medidas foram detalhadas nesta quinta-feira, 16, pelo secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Costa Veloso. Segundo ele, o banco de dados nacional já reúne informações de mais de 3 milhões de celulares roubados, o que permite identificar quando esses aparelhos voltam a ser utilizados.

Tudo sobre Polícia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com o secretário, a intenção é dificultar cada vez mais a circulação desses dispositivos no mercado ilegal.

Bloqueio de aplicativos

Além do bloqueio do aparelho, o governo pretende impedir o acesso a aplicativos bancários e serviços públicos instalados em celulares com registro de roubo ou furto.

Outra frente envolve uma parceria entre o Ministério da Justiça, empresas de tecnologia e operadoras de telefonia. A proposta é que Google e Apple adotem medidas para inutilizar os aparelhos por meio do bloqueio do sistema operacional, enquanto as operadoras impeçam que esses celulares se conectem às redes móveis.

Francisco Lucas também orientou consumidores a consultarem a situação do aparelho antes de comprar um celular usado. Segundo ele, a verificação pode ser feita no portal Celular Seguro, evitando que o comprador adquira um dispositivo com restrição e venha a responder pelo uso do equipamento.

Leia Também:

TENTATIVA DE FEMICÍDIO

Homem tenta matar ex-companheira e morre baleado na Bahia
Homem tenta matar ex-companheira e morre baleado na Bahia imagem

ESTELIONATO

Homem desvia R$ 3,5 milhões de empresa e aposta no Tigrinho
Homem desvia R$ 3,5 milhões de empresa e aposta no Tigrinho imagem

CRIME

Saiba quem era o perito executado na garagem de casa em Salvador
Saiba quem era o perito executado na garagem de casa em Salvador imagem

Monitoramento

As novas ações são complementadas pelo monitoramento realizado por programas de rastreamento de aparelhos roubados.

Segundo o delegado Rodolfo Latiff Sebba, coordenador do programa SP Mobile, o sistema identifica celulares furtados ou roubados que voltam a funcionar com novos chips, permitindo acompanhar o deslocamento desses aparelhos entre diferentes estados.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Celular Seguro governo federal segurança pública tecnologia

Relacionadas

Mais lidas