Busca interna do iBahia
HOME > POLÍCIA

POLÍCIA

Registro de estelionato cresce 7,8% no Brasil, aponta levantamento

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança, foram mais de 2 milhões de casos em 2024

Redação
Por Redação
| Atualizada em
Paraíba e Maranhão possuem as menores taxas de estelionato no Brasil
Paraíba e Maranhão possuem as menores taxas de estelionato no Brasil -

Nem só de crimes violentos o Brasil é recorde. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgados nesta quinta-feira, 24, foram registrados 2.166.552 casos de estelionato em 2024 por meio de ligações falsas com vendas de produtos que não existem e clonagem de cartões de crédito

Segundo o levantamento, houve um crescimento de 7,8% em relação a 2023, e de 408% quando comparado com os dados de 2018. O estado de São Paulo foi a localidade que se destacou de forma negativa com 800 mil casos, um terço de todos os registros de todo o Brasil.

Tudo sobre Polícia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Foram 1.744 ocorrências do crime a cada grupo de 100 mil moradores do estado, enquanto a média nacional é de 1.019,2 casos para cada 100 mil habitantes. O Distrito Federal, com taxa de 1.681,3 casos, e o Paraná, com 1.339,5, continuam o ranking de piores taxas de estelionato do país.

Leia Também:

FIM DOS TEMPOS

Filha tenta matar mãe envenenada com chumbinho; senhora estava doente
Filha tenta matar mãe envenenada com chumbinho; senhora estava doente imagem

POLÍCIA

Brasil regista recorde de casos de estupro e feminicídio em 2024
Brasil regista recorde de casos de estupro e feminicídio em 2024 imagem

AÇÃO POLICIAL

PMs são presos acusados de matar morador de rua com tiros de fuzil
PMs são presos acusados de matar morador de rua com tiros de fuzil imagem

Paraíba e Maranhão, por outro lado, têm as menores taxas de estelionatos do país, com 235,4 e 285,3 crimes por 100 mil habitantes, respectivamente.

Os dados revelam, por exemplo, que o índice de Mortes Violentas Intencionais (MVI), indicador do Anuário que mapeia crimes como homicídio doloso, latrocínios (roubo seguido de morte) e mortes decorrentes de intervenção policial, caiu 5,4% em 2024 em comparação com 2023.

Ainda segundo o levantamento, houve redução dos crimes patrimoniais, como roubos de veículos — 10,4% menor que em 2023; roubo a residências – 19,2% abaixo do período anterior; e roubo a estabelecimentos comerciais — com queda de 24,4%.

O aumento dos estelionatos, na contramão da queda dos crimes mais violentos, aponta, segundo análise dos pesquisadores do Fórum, uma mudança nas dinâmicas de atuação dos criminosos no país.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

brasil crime estelionato segurança pública

Relacionadas

Mais lidas