Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Agentes de saúde: comissão aprova PEC para novas regras de contrato

A proposta estabelece novas regras para contratação, aposentadoria e valorização das carreiras dos agentes de saúde

Redação

Por Redação

01/10/2025 - 18:51 h
PEC relatada por Antonio Brito é aprovada com unanimidade
PEC relatada por Antonio Brito é aprovada com unanimidade -

Foi aprovado, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/21, relatada pelo deputado federal Antonio Brito, líder do PSD nesta quarta-feira, 01, pela Comissão Especial sobre Agentes de Saúde e de Combate às Endemias. A proposta visa novas regras referentes aos contratos e aposentaria dos profissionais de saúde.

A proposta estabelece novas regras para contratação, aposentadoria e valorização das carreiras dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). O texto agora segue para apreciação no Plenário.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Entre as mudanças, a PEC proíbe a contratação temporária ou terceirizada desses profissionais, exceto em situações de emergência em saúde pública previstas em lei. As admissões deverão ser feitas exclusivamente por concurso público, com nomeação em cargo efetivo.

Leia Também:

Agentes com vínculo temporário ou terceirizado na data da promulgação da emenda serão efetivados como servidores, desde que tenham participado de processo seletivo público. Estados, Distrito Federal e municípios terão até 31 de dezembro de 2028 para regularizar os vínculos.

Para Antonio Brito, a aprovação representa uma conquista histórica:

"Esses profissionais são fundamentais para a prevenção de epidemias e para a atenção básica em saúde, atuando em visitas domiciliares, no controle de focos de endemias e no acompanhamento de populações vulneráveis. Muitas vezes trabalham em áreas de risco social, percorrem longas distâncias e enfrentam exposição a doenças e situações de violência."

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

agentes de saúde Antonio Brito pec pec 14/21

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
PEC relatada por Antonio Brito é aprovada com unanimidade
Play

Brasil e delegações deixam salão em protesto a Netanyahu na ONU

PEC relatada por Antonio Brito é aprovada com unanimidade
Play

Barroso cai no samba e canta sucessos em festa de despedida do STF

PEC relatada por Antonio Brito é aprovada com unanimidade
Play

Chapada Diamantina recebe a 21ª Rural Tur com celebração de cultura e riquezas naturais

PEC relatada por Antonio Brito é aprovada com unanimidade
Play

Vídeo: Trump passa por 'perrengue' antes de discurso na ONU

x