POLÍTICA
Alba deve alterar regimento para possível 'queda' de Adolfo
Presidente deve tentar a reeleição na mesma legislatura
Por Cássio Moreira
A indicação da candidatura de Adolfo Menezes (PSD) à reeleição como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), confirmada nesta segunda-feira, 20, vem condicionada a uma alteração no regimento da Casa.
Leia mais
>> "Quem vai dizer é o governador", diz Otto sobre Sedur
>> PSD mantém nome de Adolfo na disputa pela presidência da ALBA
>> Jusmari Oliveira toma posse como deputada estadual na Alba
A Casa deve votar, em caráter de urgência, um projeto que prevê a convocação de uma nova eleição para a mesa diretora da Alba, em caso de queda de Adolfo, em até 24 horas. Isso porque, apesar da chamada PEC da Reeleição ter sido aprovada pelo legislativo em 2024, o Supremo Tribunal Federal (STF) não permite a recondução de presidentes de casas legislativas em uma mesma legislatura.
A estratégia é uma tentativa de evitar a ascensão do PT à presidência da Casa. Pelo critério da proporcionalidade, a sigla deve ter a 1ª vice-presidência da Alba. Se a reeleição de Adolfo for derrubada, a legenda alcança o principal posto do legislativo.
Até o momento, o PT trabalha com o nome do deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do governo Jerônimo Rodrigues (PT) na Assembleia, para a 1ª vice-presidência. O comando da Casa, entretanto, é visto como fundamental para o PSD.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes