7 DE SETEMBRO
Aliados de Bolsonaro farão protesto com homenagens polêmicas na Barra
Bolsonaristas também vão endossar pedido de anistia ao ex-presidente

Por Gabriela Araújo

Bolsonaristas de todo o Brasil se preparam para realizar uma série de manifestações no próximo domingo, 7, data que marca a Independência do Brasil. Na Bahia, o ato será realizado em um dos cartões postais de Salvador: o Farol da Barra.
Um dos chamariz para o ato diz respeito à nova versão do projeto de lei da Anistia, que libera o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para concorrer à eleição de 2026 e perdoa crimes desde o inquérito das fake news, em 2019, apresentada pelo líder do partido na Câmara, Sóstenes Cavalcante.
O deputado federal Capitão Alden (PL), um dos mobilizadores da manifestação, classifica a data como “decisiva” e faz um apelo para que os apoiadores do ex-presidente compareçam ao local às 9h.
“Esse ato é em defesa da liberdade de expressão e contra a perseguição que vem sendo feita ao presidente Bolsonaro e a todos nós que acreditamos nesse projeto. O que está em jogo não é apenas a política, mas o direito de cada brasileiro se manifestar sem medo de censura ou retaliação”, disse o parlamentar.
Leia Também:
Em seguida, o deputado estadual Diego Castro endossou o posicionamento do correligionário e pede ação dos eleitores.
“Vamos juntos às ruas contra a tirania e perseguição política escancarada. É agora ou nunca. Esse é o momento de mostrar que não aceitamos calados o que está acontecendo com o presidente Bolsonaro e com todos aqueles que defendem o nosso projeto de país”, afirmou.
Além deles, também estarão presentes na mobilização, o deputado Leandro de Jesus e o vereador de Salvador, Cézar Leite.
Homenageados
Os aliados de Bolsonaro também estão organizando uma série de homenagens para os envolvidos no ato golpista do 8 de janeiro de 2023, quando houve a invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília.
Entre os homenageados estão:
- Influenciadora Débora “do Batom”;
- Lucas Brasileiro;
- Jornalista Allan dos Santos;
- Daniel Silveira, ex-deputado federal;
- Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado;
- Ludmilla Lins Grillo, juíza afastada;
- Clezão, apoiador de Bolsonaro, que morreu dentro da prisão em 2024.
Julgamento
A Primeira Turma do STF retoma na próxima semana, com sessões na terça, na quarta, na quinta e na sexta, o julgamento de Bolsonaro e dos outros sete réus. Os ministros, incluindo o relator Alexandre de Moraes, vão votar se condenam ou absolvem os réus do processo da trama golpista.
Nesta semana, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), elaborou uma nova versão do projeto de lei de anistia aos condenados de 8 de Janeiro que libera Jair Bolsonaro para concorrer na eleição de 2026 e perdoa crimes desde o inquérito das fake news, em 2019.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes