Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

"SÉRIO RISCO"

Ambientalistas reagem ao PL da Devastação: "Maior retrocesso ambiental"

Projeto de lei fragiliza a proteção do meio-ambiente, dizem especialistas

Anderson Ramos

Por Anderson Ramos

17/07/2025 - 11:50 h
Manifestantes protestamcontra PL da Devastação
Manifestantes protestamcontra PL da Devastação -

O Projeto de Lei nº 2159/21, chamado de ‘PL da Devastação’, foi aprovado na madrugada desta quinta-feira, 17, na Câmara dos Deputados. A proposta já tinha sido debatida no Senado e agora segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto flexibiliza regras de licenciamento ambiental criando novos tipos de licença, como para empreendimentos estratégicos e de adesão por compromisso com procedimentos simplificados e prazos menores para análise.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

A aprovação do ‘PL da Devastação’ no Congresso Nacional foi alvo de duras críticas de ambientalistas e diversos setores da sociedade, que temem que a medida seja prejudicial ao meio-ambiente.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nas suas redes sociais que o projeto “fere de morte” o licenciamento ambiental no Brasil.

“Apesar do apelo do governo e de vários setores da sociedade — do empresariado, dos cientistas, de grupos religiosos, incluindo a CNBB, e de entidades de diversas áreas se pronunciarem, a maioria dos deputados — 267 x 116 — chancelou uma redação que flexibiliza ao extremo os procedimentos de licenciamento ambiental e fragiliza todo o arcabouço legal que sustenta a proteção socioambiental, sem trazer ganho de eficiência ou agilidade”, criticou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Marina Silva (@marinasilvaoficial)

A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) se vestiu com roupas tradicionais de seu povo indígena para acompanhar a votação no plenário da Câmara e chamou o projeto de um "ecocídio legislado".

Na ocasião, ela bateu boca com Kim Kataguiri (União Brasil-SP). A escalada do embate exigiu a presença da Polícia Legislativa.

Reação de ambientalistas

Grupos de proteção ao meio-ambiente reagiram com preocupação. O Observatório do Clima, classificou o projeto como o maior retrocesso ambiental legislativo desde a ditadura militar.

A organização também chamou atenção que a aprovação ocorre a menos de quatro meses da COP30, a conferência do Clima da ONU que será realizada em Belém (PA).

O Greenpeace Brasil pede que o projeto seja vetado integralmente pelo presidente Lula. “Esse resultado demonstra que nossos parlamentares estão mais preocupados em destruir do que aprimorar a legislação ambiental, esvaziando a capacidade do Estado de prevenir e mitigar os impactos de obras Brasil afora. Na prática, é como se tivessem autorizado um médico fazer uma grande cirurgia sem antes cursar a residência e sem antes consultar o paciente”, critica Gabriela Nepomuceno, especialista de Políticas Públicas da organização.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou um manifesto no qual classifica o ‘PL da Devastação’ como uma "séria ameaça" ao meio-ambiente.

Eles entendem que o texto em tramitação fragiliza as regras e mecanismos de análise, controle e fiscalização, em um contexto de emergência climática em que quatro biomas brasileiros “estão muito próximos dos chamados pontos de não retorno”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

congresso nacional pl da devastação reação

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Manifestantes protestamcontra PL da Devastação
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Manifestantes protestamcontra PL da Devastação
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Manifestantes protestamcontra PL da Devastação
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Manifestantes protestamcontra PL da Devastação
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x