Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

E AGORA?

Após CCJ barrar PEC da Blindagem, veja próximos passos

Texto foi vetado por unanimidade entre os senadores do colegiado nesta quarta-feira, 24

Yuri Abreu
Por
Presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA) e senador Flávio Arns (PSB-PR)
Presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA) e senador Flávio Arns (PSB-PR) - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em, de forma unanime, vetar a chamada PEC da Blindagem, nesta quarta-feira, 24, deixou uma pergunta em aberto para que os estão acompanhando o tema, desde que o texto passou a ser debatido e aprovado na Câmara: o que acontece agora?

A princípio, a definição abre caminho para que a Proposta seja arquivada. Mas, para isso, é preciso que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), faça o anúncio formal, no plenário, do arquivamento, conforme determina o regimento interno da Casa.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A única exceção à questão é se a decisão não tivesse sido tomada de forma unanime — o que não aconteceu. Neste caso, pelo menos nove senadores poderiam apresentar um recurso para que o texto fosse analisado pelo plenário da Casa.

O presidente do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA) defendeu que a PEC fosse levada à avaliação de todos os componentes da Casa Alta para que ela fosse definitivamente enterrada, em uma espécie de rejeição unânime ao texto — 26 dos 81 senadores fazem parte da CCJ, entre titulares e suplentes.

No entanto, a assessoria de Davi Alcolumbre já informou que presidente deve seguir o que determina o regimento e enterrar de vez a matéria na Casa.

Leia Também:

NAS REDES SOCIAIS

Jerônimo chama de "conquista histórica" derrota da PEC da Blindagem
Jerônimo chama de "conquista histórica" derrota da PEC da Blindagem imagem

MANIFESTAÇÕES

PEC da Blindagem: baianos celebram derrota de texto no Senado
PEC da Blindagem: baianos celebram derrota de texto no Senado imagem

ENTERRADA

Senado rejeita PEC da Blindagem em votação unânime na CCJ
Senado rejeita PEC da Blindagem em votação unânime na CCJ imagem

Relembre o que diz a PEC

Aprovada na semana passada pela maioria dos deputados federais, a PEC da Blindagem limita a prisão de parlamentares, determina o aval do Legislativo para a abertura de processos contra congressistas – em votação secreta – e amplia o foro privilegiado para presidentes de partidos com representantes no Congresso.

Desde que chegou ao Senado, no entanto, o texto foi amplamente criticado por senadores. No domingo, 21, manifestações nas capitais do país, inclusive em Salvador, condenaram a PEC e pediram a sua rejeição.

Na Casa Alta, até mesmo senadores de oposição criticaram o que chamaram de exageros da PEC, em especial a previsão do voto secreto.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

arquivamento ccj Davi Alcolumbre otto alencar pec da blindagem Senado

Relacionadas

Mais lidas