Ausentes do cortejo, ACM Neto e João Roma reverenciam 2 de Julho
Representantes da direita e da extrema-direita na Bahia, quadros políticos não disseram o motivo de não ir

Data de independência do Brasil na Bahia, o 2 de Julho foi reverenciado nas redes sociais por dois quadros políticos baianos que se ausentaram do cortejo comemorativo aos duzentos anos do marco histórico.
Candidatos a governador na última eleição, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e o ex-deputado federal João Roma (PL) fizeram suas postagens na manhã deste domingo, 2, pouco antes de alguns dos seus rivais políticos, como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jerônimo Rodrigues (PT), saírem pela Lapinha acenando ao público presente.
Se o Brasil hoje é independente e livre, muito se deve à luta dos baianos há 200 anos. Somos um povo guerreiro, diverso e único, que consolidou a independência do país e que continua lutando, todos os dias, por um Brasil mais justo e humano. Viva o 2 de Julho, viva a Bahia!
— ACM Neto (@acmneto_) July 2, 2023
Foi em solo baiano que, ha 200 anos, o sangue de brasileiros corações, que lutavam contra a tirania portuguesa, foi derramado em nome da nossa liberdade, pois nenhum país é livre enquanto abriga em seu território tropas hostis. 🧵👇🏻 pic.twitter.com/wRD95RfpXp
— João Roma (@joaoromaneto) July 2, 2023
Também estão presentes no cortejo o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o prefeito Bruno Reis (União Brasil), a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade (PSB), e a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB).