BAHIA
Conjunto Penal de Eunápolis nomeia novo diretor
Jorge Magno já ocupava o posto como interventor desde dezembro do ano passado após a fuga dos 16 detentos no local
Por Flávia Requião
O governo do Estado anunciou, na manhã desta quarta-feira, 22, a efetivação do policial penal Jorge Magno Alves Pinto como novo diretor do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. Ele já ocupava o posto como interventor desde dezembro do ano passado.
Jorge, que era diretor adjunto do Conjunto Penal de Serrinha, assume o lugar de Joneuma Silva Neres, que foi exonerada no início do mês após ficar dias afastada por causa de uma intervenção administrativa da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) no local.
A decisão da Seap, em assumir o Conjunto Penal, ocorreu ainda em dezembro após a fuga de 16 detentos da unidade com a ajuda de um grupo armado, que invadiu a unidade e trocou tiros com os agentes de segurança. Enquanto isso, os presos perfuraram o teto de uma cela e usaram uma corda improvisada para pular o muro.
Um mês do caso
Após mais de um mês, completados no último dia 12, sem resultado nas buscas pelos prisioneiros que fugiram do Conjunto Penal de Eunápolis, a Polícia Civil localizou o primeiro preso na última quinta, 16. Identificado como Anailton Souza Santos, conhecido como “Nino”, ele foi morto em confronto com agentes da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (23ª Coorpin/Eunápolis).
Segundo a Polícia, Nino estava escondido em um imóvel no bairro Alecrim, em Eunápolis e durante a operação tentou fugir, efetuando disparos contra os agentes. No confronto, ele foi atingido e socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu. Com o criminoso, foi apreendida uma arma de fogo, colete balístico, drogas, anotações e aparelhos celulares.
Fuga
Por volta das 23h, do dia 12 de dezembro de 2024, criminosos armados invadiram o Conjunto Penal e libertaram 16 detentos.
Os fugitivos estavam no pavilhão B do Conjunto Penal e usaram uma "teresa" - tipo de corda artesanal formada por lençóis - para fugir pela lateral do alambrado. O momento foi registrado pelas câmeras de segurança internas do presídio. No vídeo, é possível ver o momento em que os bandidos e os presidiários correm pela parte de externa da penitenciária para emendar fuga.
Um acampamento improvisado que pode ter sido utilizado por um dos 16 detentos foi localizado pela Polícia Civil há uma semana após a fuga. Durante a ação, os policiais encontraram uma barraca, colchonetes e cobertores, indicando que o local foi utilizado recentemente. Apesar das evidências, o foragido não foi encontrado. Conforme a PC, todo o material localizado no acampamento foi destruído para impedir sua reutilização.
Detentos
Os internos que fugiram foram identificados pela SEAP como: Sirlon Risério Dias Silva, Mateus de Amaral Oliveira, Geifson de Jesus Souza, Ednaldo Pereira Souza, Anderson de Oliveira Lima, Altieri Amaral de Araújo, Anailton Souza Santos, Fernandes Pereira Queiroz, Giliard da Silva Moura, Rubens Lourenço dos Santos, Valtinei dos Santos Lima, Romildo Pereira dos Santos, Thiago Almeida Ribeiro, Idário Silva Dias, Isaac Silva Ferreira e William Ferreira Miranda.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes