ORIXÁ
Escultura de Iemanjá negra é ato de reparação, diz Olívia Santana
Deputada estadual enxerga que a escultura resgata a originalidade de uma tradição de matriz africana
Por Eduardo Tito e Lucas Franco
Moldada no terreiro Ilê Obá L’okê, em Lauro de Freitas, a escultura de Iemanjá negra presente no Rio Vermelho nesta quinta-feira, 2, é um ato de reparação, disse a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) ao Portal A Tarde., durante a festa em homenagem à orixá.
"Os orixás são de matriz africana, então obviamente representam povos negros. Até então, Iemanjá era representada predominantemente como mulher branca, o que é parte do racismo de colocar apenas a mulher branca como símbolo do desejo", disse a parlamentar.
A escultura tem sido rodeada por presentes e homenagens e chegou ao altar da Colônia de Pescadores Z-01, no Rio Vermelho, no último dia 27. "É preciso entender que a matriz africana deve ser respeitada. A escultura resgata a originalidade de uma tradição de matriz africana e afirma que nós mulheres somos diversas, e que mulheres negras também podem simbolizar o bem e o afeto", continua Olívia.
Olívia também agradeceu aos seus mais de 90 mil votos na última eleição, que a reelegeram para mais um mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e se disse feliz com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência da República. "Precisamos de um Brasil de ternura, amor e solidariedade com as pessoas", argumentou.
Leia mais: Festa de Iemanjá é virada de página de tempos de ódio, diz secretária
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes