BAHIA
Governo desapropria 8 mil m² na Suburbana para macrodrenagem do VLT
Processo será realizado na região da Baixa do Fiscal, no Subúrbio de Salvador
Por Flávia Requião

O governo da Bahia anunciou, nesta sexta-feira, 21, a desapropriação de 8,8 mil m² de terras na região da Baixa do Fiscal, no Subúrbio de Salvador. O objetivo é dar início às obras de macrodrenagem do Canal Calçada/Alagados III, para implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
Conforme o documento de anúncio, o processo será realizado no trecho entre a Avenida Afrânio Peixoto, Canal da Suburbana, Sub Estação da Coelba e a Rua Voluntários da Pátria.

O decreto da gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) ainda autoriza a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) a administrar os processos envolvendo a desapropriação.
Trens devem chegar este ano
Os primeiros trens do VLT devem chegar na capital baiana no mês de dezembro. Essa é a expectativa de Jerônimo , conforme contou à imprensa na noite desta quinta-feira, 20.
Sem querer cravar datas, o chefe do Executivo estadual afirmou que, assim que os equipamentos desembarcarem na capital baiana, será feito um teste dinâmico nos trilhos do novo modal, localizado no bairro da Calçada.
Leia Também:
“A CAF(Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) tem o prazo para entregar o primeiro trem ainda em dezembro. Não vou prometer que chegue antes porque eu vi que é muito trabalho. Lá, fazem os testes estáticos, com o trem parado. Aqui, nós fazemos os testes dinâmicos. Então, vai rodar”, disse o governador.
Inicialmente, as testagens acontecerão com os trens vazios. Já entre junho ou julho de 2026, os baianos poderão utilizar o futuro modal, segundo contou o gestor, que voltou a lembrar que o transporte terá um trem exclusivo para marisqueiras, e se estenderá aos ambulantes.
O governador também adiantou que ainda não "definiu os preços" do equipamento e espera que a novidade surja como complemento do metrô e dos ônibus em alguns trechos.
Leia Também:
Ao todo, o VLT terá três trechos: a primeira parte, entre a Calçada e a Ilha de São João; a segunda entre Paripe e Águas Claras; e a terceira entre Águas Claras e Piatã.
Visita técnica
Jerônimo esteve em São Paulo na última quarta, 19, para fazer uma vistoria técnica nos trens que serão utilizados no próximo transporte público. A secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, também acompanhou a vistoria.
“Vimos aqui todo o trabalho que está sendo feito, olhando cada peça, cada detalhe. A população de Salvador pode confiar que estamos preparando o que há de melhor em mobilidade para oferecer à região do Subúrbio”, disse, durante o ato.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes