Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Governo desapropria prédio da antiga fábrica São Braz, no Subúrbio

Ideia é transformar o prédio no “Parque das Ruínas”, um equipamento voltado para oferecer espaços às atividades comerciais da região

Por Flávia Requião

03/01/2025 - 8:04 h | Atualizada em 03/01/2025 - 9:14
Antiga fábrica São Braz
Antiga fábrica São Braz -

O governo do Estado da Bahia decretou nesta sexta-feira, 3, a desapropriação de terrenos que somam 88.240,03 m², na região da antiga fábrica São Braz, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A área será utilizada para a construção do “Parque das Ruínas”, uma proposta de urbanização que está incluso no projeto da implantação do Lote 1 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Conforme o documento de anúncio, o processo será realizado no trecho entre as Ruas Almeida Brandão, Úrsula Catharino, Leandro Gomes e na 2ª Travessa Sá Oliveira.

A antiga Fábrica São Braz, na praia de Plataforma, um dos prédios mais importantes da história do Subúrbio, deu início ao bairro, a partir de sua instalação, em 1875. Desativado em 1967 e tombado desde 2002, o edifício, hoje em ruínas, deve passar por uma grande reforma nos próximos anos, no âmbito das obras do VLT de Salvador, dando vitalidade à região, conforme antecipou o Portal A TARDE.

A ideia é transformar o prédio no “Parque das Ruínas”, um equipamento voltado para oferecer espaços às atividades comerciais do Subúrbio, com bares, restaurantes, um espaço multiuso e um foyer, atraindo moradores locais e também turistas. O local, além de vista deslumbrante para o mar da maior baía do país, também poderia receber eventos culturais.

Leia também
>> Governo contrata empresas responsáveis por fiscalização do VLT
>> Entenda as mudanças no novo projeto do VLT de Salvador

Ao lado do prédio da antiga fábrica do século XIX, o Terminal Marítimo de Plataforma também deve sofrer intervenções, requalificando-o para receber um número maior de embarcações, saídas não apenas do bairro da Ribeira, mas de todos os pontos da Baía de Todos-os-Santos, em direção ao futuro “Parque das Ruínas”.

“A ideia é aproveitar a antiga estrutura da Fábrica São Braz e revitalizar a região, fazendo um complexo de atividades comerciais de Salvador, aproveitando a vocação da região para consolidar e desenvolver o Parque das Ruínas. O terminal poderá ser ampliado e revitalizado para receber outras embarcações, que poderão incrementar ainda mais essa região”, diz o memorial descritivo do Edital.

No anteprojeto divulgado pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT), o VLT passa ao lado do Parque das Ruínas, com vista para o equipamento histórico e para a Baía de Todos-os-Santos.

O projeto tem inspiração no Centro Cultural Municipal Parque Glória Maria, no Rio de Janeiro, que transformou a mansão abandonada de uma antiga socialite carioca em um grande espaço público, que recebe diversos tipos de apresentações artísticas, como exposições, peças teatrais e até shows musicais. Na capital fluminense, o local se tornou um importante ponto turístico.

A urbanização da região e a requalificação do edifício histórico, transformando-o em Parque das Ruínas, não é um projeto isolado. Desde que o governo da Bahia anunciou a licitação do VLT de Salvador e divulgou seu Edital, o portal A TARDE destrinchou as ideias da gestão de Jerônimo Rodrigues.

Serão 35 paradas em três trechos de VLT, urbanização de orla no Subúrbio, arquitetura focada na cultura afro-baiana, novo sistema de cobrança de tarifa, revitalização de ponte, ampliação de túneis históricos e, agora, o Parque das Ruínas, com entrega total prevista para 2028.

Disputa pelo espaço

O prédio abandonado da fábrica tem passado por uma disputa de poder nos últimos dias. Isso porque, recentemente, a prefeitura de Salvador também solicitou a desapropriação do local, para instalar um equipamento voltado para a produção audiovisual, com diversos estúdios para a gravação de séries, novelas e filmes.

Leia também
>> Prefeitura desapropria antiga fábrica têxtil para Polo Audiovisual

Em nota encaminhada à imprensa, o governo do estado, através da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), afirmou que foi surpreendido com a desapropriação do prédio por parte da prefeitura e que já está adotando as medidas necessárias para executar o projeto do Parque das Ruínas, conforme previsto no Edital do VLT de Salvador.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

“Parque das Ruínas” antiga fábrica São Braz desapropriação Governo do Estado da Bahia Subúrbio Ferroviário de Salvador terrenos Veículo Leve sobre Trilhos VLT de Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Antiga fábrica São Braz
Play

VÍDEO: Líder do governo solta a voz na Alba com música sobre racismo

Antiga fábrica São Braz
Play

Gigante chinesa de energia eólica pode turbinar investimentos na Bahia

Antiga fábrica São Braz
Play

VÍDEO: vereadores trocam socos em sessão na Câmara

Antiga fábrica São Braz
Play

VÍDEO: vereador surta e tenta atacar vizinhos em Dias D'Ávila

x