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29/12/2023 às 14:23 - há XX semanas | Autor: Lula Bonfim

PLATAFORMA

Prédio de fábrica do século XIX deve virar “Parque das Ruínas”

Requalificação de edifício histórico no Subúrbio integra o projeto do VLT de Salvador

Fábrica São Braz está desativada desde 1967
Fábrica São Braz está desativada desde 1967 -

Quem pensa que a instalação do modal VLT (veículo leve sobre trilhos) trata-se apenas da colocação de trilhos, da construção de paradas e da compra de trens está muito enganado. O projeto, na verdade, envolve toda uma ideia de urbanização e requalificação de setores de Salvador que hoje carecem da estrutura necessária para a chegada do modelo, especialmente nas regiões do Subúrbio Ferroviário e do Miolo.

Um dos prédios mais importantes da história do Subúrbio é o da antiga Fábrica São Braz, na praia de Plataforma, com sua arquitetura neoclássica quase banhada pela Baía de Todos-os-Santos. Foi essa fábrica de tecidos que deu início ao bairro, a partir de sua instalação, em 1875. Desativado em 1967 e tombado desde 2002, o edifício hoje em ruínas deve passar por uma grande reforma nos próximos anos, no âmbito das obras do VLT de Salvador, dando vitalidade à região.

A ideia é transformar o prédio no “Parque das Ruínas”, um equipamento voltado para oferecer espaços às atividades comerciais do Subúrbio, com bares, restaurantes, um espaço multiuso e um foyer, atraindo moradores locais e também turistas. O local, além de vista deslumbrante para o mar da maior baía do país, também poderia receber eventos culturais.

Anteprojeto em 3D do novo Parque das Ruínas, em Plataforma
Anteprojeto em 3D do novo Parque das Ruínas, em Plataforma | Foto: Divulgação | GOVBA

Ao lado do prédio da antiga fábrica do século XIX, o Terminal Marítimo de Plataforma também deve sofrer intervenções, requalificando-o para receber um número maior de embarcações, saídas não apenas do bairro da Ribeira, mas de todos os pontos da Baía de Todos-os-Santos, em direção ao futuro “Parque das Ruínas”.

“A ideia é aproveitar a antiga estrutura da Fábrica São Braz e revitalizar a região, fazendo um complexo de atividades comerciais de Salvador, aproveitando a vocação da região para consolidar e desenvolver o Parque das Ruínas. O terminal poderá ser ampliado e revitalizado para receber outras embarcações, que poderão incrementar ainda mais essa região”, diz o memorial descritivo do Edital.

Anteprojeto em 3D do novo Parque das Ruínas, em Plataforma
Anteprojeto em 3D do novo Parque das Ruínas, em Plataforma | Foto: Divulgação | GOVBA

No anteprojeto divulgado pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT), o VLT passa ao lado do Parque das Ruínas, com vista para o equipamento histórico e para a Baía de Todos-os-Santos.

O projeto tem inspiração no Centro Cultural Municipal Parque Glória Maria, no Rio de Janeiro, que transformou a mansão abandonada de uma antiga socialite carioca em um grande espaço público, que recebe diversos tipos de apresentações artísticas, como exposições, peças teatrais e até shows musicais. Na capital fluminense, o local se tornou um importante ponto turístico.

Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro
Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro | Foto: Rodrigo Soldon

A urbanização da região e a requalificação do edifício histórico, transformando-o em Parque das Ruínas, não é um projeto isolado. Desde que o governo da Bahia anunciou a licitação do VLT de Salvador e divulgou seu Edital, o portal A TARDE destrinchou as ideias da gestão de Jerônimo Rodrigues.

Serão 35 paradas em três trechos de VLT, urbanização de orla no Subúrbio, arquitetura focada na cultura afro-baiana, novo sistema de cobrança de tarifa, revitalização de ponte, ampliação de túneis históricos e, agora, o Parque das Ruínas, com entrega total prevista para 2028.

Os executores das obras só serão conhecidos, porém, a partir de março de 2024, quando será divulgado o projeto definitivo do novo VLT de Salvador, em substituição ao que foi uma das mais importantes e simbólicas ferrovias do Brasil.

História

Em 1860, a inauguração da primeira estrada de ferro da Bahia, ligando Salvador a Alagoinhas, mudou para sempre a região que hoje é conhecida como “Subúrbio Ferroviário”. Foi por causa da linha férrea que, em 1875, foi instalada a fábrica de tecidos São Braz, que deu origem ao bairro de Plataforma.

A consequência disso foi o crescimento do número de moradores, com a formação da vila operária, formada pelos trabalhadores da São Braz e de uma outra fábrica que também se instalou na região, a União Fabril dos Fiais.

Com o tempo, outros benefícios foram chegando à região, como a Estação de Trem Almeida Brandão, em Plataforma; o abastecimento da feira local com mercadorias advindas do interior da Bahia; e a chegada da iluminação elétrica.

Fachada principal da Fábrica São Braz, em 1918
Fachada principal da Fábrica São Braz, em 1918 | Foto: Revista Bahia Ilustrada, nº 5

Em 1932, a Fábrica São Braz esteve sob o comando de uma das famílias mais ricas e tradicionais da história de Salvador, liderada pelo aristocrata Bernardo Martins Catharino, tratado pelo título de “comendador”.

Com a morte do comendador Catharino em 1944 e assunção do comando da fábrica por parte de seus herdeiros, o maquinário industrial e o sistema de produção acabaram ficando obsoletos, fazendo os acionistas decidirem pelo fechamento da empresa em 1959.

A fábrica chegou a ser reaberta em 1961, mas, em um período difícil do setor industrial na Bahia, teve suas atividades encerradas definitivamente em 1967.

Ruínas da Fábrica São Braz, em Plataforma
Ruínas da Fábrica São Braz, em Plataforma | Foto: Divulgação | GOVBA

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