BAHIA
Homicídios caem no Brasil em 2023; números da Bahia ajudam
Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta bons números para 1º ano de Lula e Jerônimo
Por Da Redação
O número de mortes violentas intencionais caiu no Brasil em 2023, primeiro ano do atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O dado foi revelado nesta quinta-feira, 18, pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que sinalizou uma queda de 3,4% na taxa de assassinatos por 100 mil habitantes.
Em 2022, último ano de gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foram registradas 47.963 mortes violentas intencionais no Brasil. Já em 2023, sob o comando do petista, o número absoluto caiu para 46.328 assassinatos.
Um total de 19 estados, além do Distrito Federal, contribuíram com a queda dos números no Brasil. Um deles foi a Bahia, que, no primeiro ano de mandato do governador Jerônimo Rodrigues (PT), reduziu em 1,3% a taxa de mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes.
SAIBA MAIS:
>> VLT de Salvador terá velocidade máxima de 50 km/h; saiba detalhes
>> Líder do governo Lula no Congresso escolhe novo partido
>> Saiba quais municípios da Bahia podem ter 2º turno nas eleições 2024
No sentido contrário, estados como Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Amapá registraram aumento na taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes. O destaque vai para o dado amapaense, que apontou um crescimento de 39,8% em 2023.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Amapá se consolidou como o estado mais violento do Brasil, atingindo em 2023 a taxa de 69,9 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes