Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Jerônimo regulamenta lei de Salvaguarda da capoeira

Serão implementadas ações de apoio e fortalecimento da atividade através da sua inclusão no currículo das escolas públicas

Por Flávia Requião

07/11/2024 - 7:38 h
Imagem ilustrativa da imagem Jerônimo regulamenta lei de Salvaguarda da capoeira
-

O Governo do Estado publicou um decreto, na manhã desta quinta-feira, 7, que prevê a regulamentação da lei nº 14.341, de 10 de agosto de 2021, – conhecida como Lei Moa do Katendê – e protege a Salvaguarda e incentiva a capoeira na Bahia.

A publicação, do decreto nº 23.204 de 6 de novembro de 2024, detalha que serão implementadas ações de apoio e fortalecimento da atividade da capoeira através da sua inclusão no currículo das escolas públicas.

Leia mais
>> Wagner pode assumir presidência do PT; entenda

O documento indica que ficará ainda instituído o Comitê Gestor Moa do Katendê para executar, acompanhar, monitorar e supervisionar as ações de Salvaguarda e Incentivo da Capoeira com representantes:

-da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, que o presidirá;

-Secretaria de Cultura;

-Secretaria da Educação;

-Secretaria de Turismo;

-Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte;

-Secretaria de Políticas para as Mulheres;

-do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia;

-um representante de organizações da capoeira angola;

-outro de organizações da capoeira regional;

-do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira e

-de organizações da capoeira em movimento na Bahia.

Ainda de acordo com o decreto, as ações da Salvaguarda e Incentivo da Capoeira no Estado da Bahia poderão receber financeiros da administração pública direta e indireta, da União, de organismos internacionais, empresas, organizações da sociedade civil e pessoa física.

Leia mais
>> Prefeitos em final de mandato entram no radar de Jerônimo; entenda

Na quarta, durante evento realizado no Colégio Estadual de Tempo Integral Zumbi dos Palmares, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, Jerônimo Rodrigues, além de oficializar a regulamentação da Lei Moa do Katendê, ele também lançou o projeto Capoeira nas Escolas, autorizou a homologação da resolução da educação antirracista e inaugurou as obras de ampliação e modernização da unidade escolar, que reúne investimento de R$ 9,2 milhões.

Capoeira nas Escolas

O projeto Capoeira nas Escolas, executado pela Secretaria da Educação (SEC), atende ao disposto na Lei Moa do Katendê e realiza diversas ações voltadas ao incentivo nas unidades de ensino. O projeto é vinculado aos princípios que referenciam a proposta pedagógica da SEC, que considera a cultura como a grande matriz do conhecimento, assegurando o respeito à diversidade étnico-racial e cultural, a valorização da cultura da paz, considerando a educação como um processo de inclusão social e a escola pública uma referência de qualidade social.

Por meio da iniciativa, serão promovidas oficinas educativas; qualificação e formação dos oficineiros; aquisição e distribuição do kit ginga, composto por berimbau, pandeiro, atabaque, reco-reco, agogô, caxixi e dobrão de berimbau; fomento à implementação da capoeira nas escolas no território baiano; realizar, anualmente, o festival de capoeira nas escolas; e desenvolver estratégias para acompanhar as oficinas. Para isso, o valor estimado é de R$ 18,8 milhões.

Ainda neste sentido, o governador autorizou a homologação da resolução da educação antirracista, que estabelece diretrizes de reorientação para cumprimento das disposições das leis Nº 10.639/2003 e Nº 11.645/2008, que alteram a lei Nº 9.394/1996, no âmbito do Sistema Estadual de Ensino e dá outras providências.

Moa do Katendê

Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Mestre Moa do Katendê, foi um compositor, percussionista, artesão, educador e mestre de capoeira brasileiro.

Considerado um dos maiores mestres de capoeira de Angola da Bahia, começou a praticar capoeira aos oito anos de idade, no terreiro de sua tia, o Ilê Axé Omin Bain.

Foi assassinado em 8 de outubro de 2018, após o primeiro turno das eleições gerais, por conta de um desentendimento sobre opiniões políticas, gerando grande comoção na comunidade da capoeira e em toda Salvador.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

capoeira Capoeira nas Escolas Jerônimo Rodrigues regulamentar Salvaguarda da Capoeira

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA