Jerônimo Rodrigues certifica 83 empresas baianas com Selo Lilás | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

Jerônimo Rodrigues certifica 83 empresas baianas com Selo Lilás

Empresas foram selecionadas de acordo com comprometimento com a igualdade de gênero

Publicado segunda-feira, 25 de março de 2024 às 21:09 h | Atualizado em 25/03/2024, 21:20 | Autor: Da Redação
Durante a solenidade, Jerônimo foi recebido pela orquestra sinfônica Neojibá, composta apenas por mulheres
Durante a solenidade, Jerônimo foi recebido pela orquestra sinfônica Neojibá, composta apenas por mulheres -

Em evento realizado na sede da Associação Comercial da Bahia, nesta segunda-feira, 25, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues entregou a certificação Selo Lilás a 83 empresas privadas. A iniciativa é parte das atividades em comemoração ao Março Mulher, desenvolvidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

Em sua primeira edição, 196 empresas se inscreveram por meio de edital, que identificou e selecionou as organizações mais comprometidas com a causa. A gerente administrativa da cooperativa de dentistas de Paulo Afonso (Uniodonto), Tatiana Santos, falou sobre a importância de atender aos critérios e receber a certificação.

“Buscamos mostrar a representatividade das mulheres aqui, especialmente por ser uma cooperativa. Valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres, independentemente de suas funções, é essencial para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário. Algumas das nossas políticas adotadas são salários iguais, incentivo à saúde da mulher, capacitações e eventos voltados para as funcionárias e maior contratação de mulheres”, pontuou a gerente.

Durante a solenidade, Jerônimo foi recebido pela orquestra sinfônica Neojibá, composta apenas por mulheres. Na ocasião, o governador destacou a importância de fazer o reconhecimento das políticas para as mulheres e o compromisso do Estado em incentivar ações de valorização da mulher no espaço de trabalho.

“Na semana passada o Estado publicou um decreto que estabelece que as empresas que forem contratar mão de obra, reservem pelo menos 8% das vagas contratadas para mulheres que sofreram violência. Eu tenho certeza que isso vai amadurecendo dentro das empresas, na consciência dos empregadores, para que tantas vagas sejam garantidas, e em lugares estratégicos de importância da mulher no trabalho no dia a dia”, disse.

Selo Lilás

Baseado no Projeto da Lei Estadual 14.343 de 10/08/2021, o Selo Lilás foi proposto pela deputada Neusa Cadore e desenvolvido pela Superintendência de Promoção e Inclusão Socioprodutiva, da SPM.

Certificação

Entre os órgãos estaduais que garantiram a certificação estão a Bahia Pesca, Bahiagás, Companhia De Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Conder, e Embasa. A concessão ocorrerá sempre no mês de março de cada ano e terá validade de dois anos, podendo ser renovado por igual período, se mantido o padrão requerido. Para o novo requerimento, a empresa que já foi certificada com o Selo deverá comprovar o aumento de pelo menos 20% de mulheres no quadro funcional ou apresentar nova ação distinta das que foram apresentadas na inscrição anterior.

Publicações relacionadas