Lula nomeia dois novos juízes para o TRE-BA; conheça | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

Lula nomeia dois novos juízes para o TRE-BA; conheça

Advogados foram nomeados pelo Presidente da República nesta segunda-feira, 3

Publicado terça-feira, 04 de junho de 2024 às 08:05 h | Atualizado em 04/06/2024, 08:33 | Autor: Lula Bonfim
Sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em Salvador
Sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em Salvador -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta segunda-feira, 3, dois novos juízes para o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Os escolhidos foram os então advogados Danilo Costa Luiz, que assume como magistrado titular; e Ricardo Borges Maracajá Pereira, como juiz substituto.

Danilo Luiz e Ricardo Maracajá foram escolhidos por Lula dentre duas listas tríplices de advogados reconhecidos com notável saber jurídico, todos eles indicados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Enquanto Danilo Luiz foi escolhido para o lugar que antes era ocupado por José Batista de Santana Júnior, Ricardo Maracajá foi nomeado para o posto que antes pertencia a Carina Cristiane Canguçu Virgens.

Advogado há 15 anos, Danilo Luiz já ocupava o posto de juiz substituto no TRE-BA desde o ano passado, coordenando o Núcleo de Cooperação Jurídica da Corte eleitoral baiana. Ele era apoiado pela atual presidente do TJ-BA, a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.

O novo juiz titular do TRE-BA disputava a vaga contra os advogados Fabiano Mota Santana, que havia sido o mais votado pelos desembargadores do TJ-BA, e Vicente Oliva Buratto.

Danilo Luiz teve o apoio da atual presidente do TJ-BA, Cynthia Resende
Danilo Luiz teve o apoio da atual presidente do TJ-BA, Cynthia Resende |  Foto: Arquivo Pessoal

Ricardo Maracajá se destacou na carreira atuando como procurador-geral do município de Santa Bárbara, entre 2017 e 2020. Posteriormente, ele também atuou como procurador em Terra Nova, entre 2021 e 2023.

Neto dos ex-dirigentes do Esporte Clube Bahia, Benedito Borges e Paulo Maracajá, Ricardo também ocupa, desde 2021, o posto de auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA).

Ele disputava a vaga de juiz substituto do TRE-BA contra os defensores Matheus Cayres Mehmeri Gusmão e Luiz Machado Bisneto, tendo sido o mais votado pelos desembargadores do TJ-BA.

Ricardo Maracajá foi o mais votado para juiz substituto entre os desembargadores do TJ-BA
Ricardo Maracajá foi o mais votado para juiz substituto entre os desembargadores do TJ-BA |  Foto: Lincoln Oriaj | Ag. A TARDE

Os dois novos magistrados assumem seus postos em um ano de eleições municipais, quando o TRE-BA costuma ser mais exigido em termos de demanda.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS