Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Metrô em Lauro de Freitas: entenda o que falta para expansão acontecer

Ministro da Casa Civil, Rui Costa, detalhou que ampliações do metrô já estão previstas no contrato atual do modal com a CCR

Por Flávia Requião

09/06/2025 - 12:43 h | Atualizada em 09/06/2025 - 13:35
Estação Aeroporto do Metrô de Salvador
Estação Aeroporto do Metrô de Salvador -

Engavetado desde o início da implantação do Sistema Metroviário de Salvador, o sonho de ver estações nos bairros da Graça, Barra e no centro de Lauro de Freitas ainda não tem prazo para sair do papel. Segundo detalhou o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), nesta segunda-feira, 9, durante coletiva de imprensa em Salvador, as ampliações já estão previstas no contrato atual do modal com a concessionária do sistema, a CCR Metrô Bahia, mas ainda estão em fase de avaliação pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT).

Leia Também:

“Nós temos outras expansões possíveis. Está no contrato do metrô a expansão para o shopping de Lauro de Freitas [Parque Shopping Bahia]. Quando for atingida a quantidade de passageiros por hora pico na estação Aeroporto — ou seja, quando a estação do Aeroporto estiver cheia —, a empresa fica obrigada, por contrato, a iniciar a obra da nova estação dentro de Lauro de Freitas”, declarou. “Isso já está previsto no contrato, não precisa de anúncio, não precisa de recurso. É obrigação contratual da empresa”, completou.

Rui explicou que há possibilidade de se estudar novas estações após a conclusão das obras do Tramo IV da Linha 1 do Metrô — que vai ligar a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande —, cuja licitação foi autorizada nesta segunda.

“Depois da estação [Campo Grande], tem a opção, por exemplo, de seguir aqui pelo Vale do Canela. Se for por esse caminho, abre-se a possibilidade, em um futuro breve, de que Jerônimo possa, em 2027 ou 2028, pensar em uma estação ali no viaduto da Graça, por exemplo, e em outra, eventualmente, no Shopping Barra.”

Ministro da Casa Civil Rui Costa de
Ministro da Casa Civil Rui Costa de | Foto: Shirley Stolze/ A TARDE

“É como eu gosto de dizer: ‘cada dia com sua alegria’. Ou então, minha mãe usava muito a expressão que diz: ‘mingau quente, a gente toma pelas beiradas. Se meter a colher no meio, vai queimar a língua’. [...] Isso é possível de se estudar, de fazer projeto, mas, como eu disse, mingau quente a gente vai comendo pelas beiradas. Mas a gente vai tomar o mingau inteiro, para saborear o gosto do investimento público de alta qualidade, de alta performance, como esse que nós estamos fazendo”, concluiu o ministro.

Estação de Lauro

Apesar de já estar no contrato, a construção da estação de Lauro de Freitas aparece condicionada a um gatilho, de um média, durante seis meses, de 6 mil usuários, na Estação Aeroporto no chamado “horário de pico”, entre 17h e 19h.

No entanto, mesmo com recordes de circulação de pessoas no sistema, o dado mínimo ainda não foi alcançado.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia estacao aeroporto Estação Barra jerônimo Lauro de Freitas metrô de salvador Rui Costa

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Estação Aeroporto do Metrô de Salvador
Play

Provocação? Deputado rival de prefeito baiano posa com Ana Castela

Estação Aeroporto do Metrô de Salvador
Play

Prefeito do partido de ACM Neto elogia Jerônimo: “Homem humilde”

Estação Aeroporto do Metrô de Salvador
Play

Prefeito de Canindé quer levar modelo agro da Bahia para Sergipe

Estação Aeroporto do Metrô de Salvador
Play

VÍDEO: veja imagens do projeto da Ponte Salvador-Itaparica

x