AJUDA FINANCEIRA
Santo Amaro recebe recurso do Governo Lula após enchente do Rio Subaé
Cidade localizada no Recôncavo baiano sofreu graves consequências da chuva que caiu no início de maio
Por Anderson Ramos

O Governo Lula publicou decreto no Diário Oficial da União (DOU) que autoriza a transferência de recursos à Prefeitura de Santo Amaro no valor de R$ 880 mil, para a execução de ações para a reconstrução do município.
A cidade localizada no Recôncavo baiano sofreu graves consequências da chuva que caiu no início de maio. Em poucas horas, foram registrados mais de 300 milímetros de água, o que resultou na cheia do Rio Subaé. Mais de 350 famílias foram atingidas e cerca de 100 ficaram desabrigadas.
Leia Também:
O drama enfrentado pela população santamarense motivou a cantora Maria Bethânia, que é natural do município, a fazer um apelo emocionado nas redes sociais em que denuncia o descaso com o meio ambiente e pede atenção urgente das autoridades. “S.O.S para Santo Amaro da Purificação. A natureza grita”, escreveu a artista.
O recurso financeiro terá o prazo de 180 dias para ser executado. Ainda de acordo com o documento, a prefeitura deverá apresentar prestação de contas final até 30 dias após o término da vigência.
Ações
Em visita recente ao Grupo A TARDE, o prefeito Flaviano Bomfim (União Brasil), falou sobre as ações realizadas pela sua gestão em resposta aos transtornos causados pela chuva.
Bonfim citou que a prefeitura atuou em todas as frentes, desde o acolhimento das famílias desabrigadas, até a assistência com a cessão de materiais de higiene pessoal, limpeza da cidade, alimentação e cadastro dos atingidos pela enchente. Flaviano também lembrou da visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
"A enchente, que é uma coisa natural da cidade, sempre tem nesse período muita chuva na região, e coincide com a maré. A gente já está preparado, a obrigação do município é estar preparado com nossa Defesa Civil, as equipes de serviço público, a Guarda Municipal, e a assistência social", afirmou o prefeito.
"O governador esteve lá um dia após a enchente, vistoriou a região que foi alagada. No outro dia ele fez a doação de uma ambulância", completou Flaviano Bomfim.
São João
Diante do cenário criado com as enchentes, o município, hoje em situação de emergência, não pode fazer investimentos juninos com recursos da Prefeitura. O prefeito afirmou, entretanto, que tem mantido contato com o governo do Estado, a fim de assegurar atrações para a realização da festa.
"Não podemos fazer investimentos no São João com recursos do município, mas estou em contato com o próprio governo do Estado, da possibilidade do apoio com atrações para o nosso São João, que não é um grande São João, é uma festa modesta, e também por emenda parlamentar para que a gente possa fazer essa festa acontecer", explicou o gestor.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes