BAHIA
PAC libera verba para projetos do VLT na Ribeira e no Comércio
Governo da Bahia deve contratar elaboração de novos projetos de VLT em Salvador
![Governo Jerônimo aguardava autorização de recursos do PAC para contratar projetos](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1270000/1200x720/Governo-busca-empresa-para-supervisionar-e-fiscali0127774800202407091314-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1270000%2FGoverno-busca-empresa-para-supervisionar-e-fiscali0127774800202407091314.png%3Fxid%3D6314106%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1722546358&xid=6314106)
O governo da Bahia conseguiu a aprovação de R$ 990 mil no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a contratação da elaboração de projetos para levar o VLT (veículo leve sobre trilhos) aos bairros do Comércio, no Centro Histórico, e da Ribeira, na Península de Itapagipe.
O interesse da gestão estadual nesses projetos já havia sido revelado ao Portal A TARDE pela secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira (PSD), que afirmou faltar apenas a liberação dos recursos pelo PAC para a contratação dos estudos.
Os projetos seriam uma continuação do VLT de Salvador, que já teve ordem de serviço assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no último mês de junho. A ideia é que os novos trechos sejam construídos a partir da Estação Calçada, que passará por reforma nos próximos anos.
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Conforme apuração do Portal A TARDE, o planejamento dos técnicos da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) prevê que, em direção ao Comércio, o VLT passaria pelas regiões da Feira de São Joaquim, do porto de Salvador, até chegar ao Terminal da França.
Já no sentido Ribeira, o modal atenderia ao Largo de Roma, à Boa Viagem e ao Bonfim, antes de chegar ao seu destino final. Esse detalhamento, porém, só será confirmado após a elaboração dos projetos.
Essas duas expansões do VLT de Salvador aplacariam as cobranças de moradores da Península de Itapagipe, que apontam dificuldades no acesso ao transporte público, e de especialistas em mobilidade, que veem na chegada do sistema ao Comércio como um atrativo de demanda para o modal, construindo uma ligação mais rápida e prática entre o Subúrbio e o Centro.
Apesar do governo já estar se mobilizando para a contratação da elaboração dos projetos, a construção das ampliações só deverá começar após o início da operação dos três trechos já contratados do VLT de Salvador, entre Calçada e Ilha de São João; de Paripe a Águas Claras; e entre Águas Claras e Piatã. A conclusão dessas obras está prevista para meados de 2028.
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